Censo 2022: Saiba qual é a cidade com mais pessoas autodeclaradas pretas

Segundo o IBGE, 20,6 milhões se declaram pretas no Brasil. Em relação a 2010, essa população aumentou 42,3%

Serrano do Maranhão é o município com maior proporção de pessoas pretas do Brasil. Segundo dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22/12), dos 10.200 moradores da cidade maranhense, 58,5% se autodeclararam como pretos. Em seguida, aparecem Antônio Cardoso (BA), com 55,1%, e Ouriçangas (BA), com 52,8%.

Segundo o IBGE, 20,6 milhões se declaram pretas no Brasil. Em relação a 2010, ano do penúltimo Censo, essa população aumentou 42,3%, sendo que a proporção no total subiu de 7,6% para 10,2% em 2022. 

Em nove municípios, a população preta foi maioria, e todos são localizados no Nordeste, sendo oito na Bahia (Antônio Cardoso, Cachoeira, Conceição da Feira, Ouriçangas, Pedrão, Santo Amaro, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos) e um no Maranhão (Serrano do Maranhão).

População mais parda

Ainda segundo IBGE, pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população brasileira se declara como parda. De acordo com os dados do Censo 2022, 92,1 milhões de pessoas (45,3%) se declararam pardos, enquanto que 88,2 milhões (43,5%) se declararam brancos. Também houve um salto da população preta e indígena, com crescimento de 42,3% e 89%, respectivamente.

O Censo constatou que a participação da população branca caiu de 47,7% em 2010 para 43,5% em 2022. Já a população amarela teve uma considerável redução, com a participação recuando de 1,1% para 0,4% — retornando a patamares de 1991 e 2000.

O Censo também mostrou que a população parda em 2022 era maioria em 3.245 municípios (58,3%). Mais da metade desses municípios (53,0%) estão no Nordeste. Ainda nesse sentido, o município com maior percentual de pessoas pardas é Boa Vista do Ramos (AM), com 92,7%, seguido de São João da Ponta (PA), com 87,4%, e Tracuateua (PA), também com 87,4% de pardos. Os dez municípios com maior proporção de pessoas pardas estavam no Amazonas, Pará e Maranhão.

Leia também:

Número de brasileiros que se declaram pardos é maior do que o de brancos pela primeira vez na história

‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Brasil tem 1,69 milhão de indígenas e 1,33 milhão de quilombolas

+ sobre o tema

Natal: Descaso com a cultura popular

É preciso que fiquemos alertas aos tempos que se...

Walmart é condenado por racismo contra ex-empregada

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve...

Seu Jorge: ‘Era muito humilhado na escola’

Em entrevista ao band.com.br, Seu Jorge conta o preconceito...

Sueco racista é condenado por dois assassinatos

O criminoso deverá ser cumprir pena perpétua Um...

para lembrar

Justiça proíbe rolezinhos em Shoppings do Interior

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik escreveu artigo criticando...

Quando a morte bate na porta de meu vizinho

É desanimador ter que acordar com a notícia de...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Em Portugal, ministra Anielle Franco fortalece cooperação bilateral para igualdade racial e combate à intolerância

A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, iniciou sua agenda oficial em Portugal, nessa terça-feira (25), com a missão de fortalecer as cooperações entre...

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

Veja o vídeo A advogada, de 39 anos, presa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, suspeita de injúria racial contra um gerente operacional...

Homem branco privilegiado (não) é o centro do universo?

Nosso sistema educacional foi estruturado de maneira a favorecer as contribuições dos europeus e seus descendentes. A influência dos colonizadores é evidente nos currículos escolares, onde suas...
-+=