Chadwick Boseman recebe indicação póstuma ao Oscar por ‘A Voz Suprema do Blues’

Enviado por / FonteO Globo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de indicados a 93ª edição do Oscar. Entre os indicados na categoria de melhor ator está Chadwick Boseman, por sua performance como o trompetista Leeve em “A Voz Suprema do Blues”, da Netflix.

O ator morreu em agosto do ano passado, aos 43 anos, após 4 anos, vítima de um câncer de cólon que tratava há quatro anos. Boseman se consagrou mundialmente por ter protagonizado “Pantera Negra” em 2018, mas atuava em seriados desde 2003. A produção da Netflix foi o último filme gravado por ele, e o fez se tornar presença constante nas premiações, disparando como um favorito. Há algumas semanas foi premiado pelo Globo de Ouro.

Boseman se tornou um símbolo de representatividade durante sua carreira, além de ter dado vida ao príncipe de Wakanda, o primeiro super-herói de ascedencia africana das histórias em quadrinho, também encarnou Jackie Robinson, James Brown e Thurgood Marshall, negros pioneiros em suas áreas. Após sua morte, recebeu homenagens de diversas personalidades importantes, como Oprah Winfrey, Barack Obama, Joe Biden e Beyoncé.

“A Voz Suprema do Blues” recebeu 5 indicações a premiação, e a atriz Viola Davis comemorou a conquista em suas redes sociais. Ela protagonizou o filme junto à Boseman, tendo sido indicada a categoria de melhor atriz.

“Absolutamente emocionada! Parabéns a toda a equipe! Merecido!”, publicou.

Apesar de ser improvável, essa não é a primeira vez em que alguém recebe uma indicação após sua morte, mais de 60 artistas já passaram pelo mesmo na premiação, sem contar os vencedores de prêmios honorários. Um dos casos mais emblemáticos é o de Heath Ledger, que ganhou o prêmio de melhor ator após sua aclamada performance em “O Cavaleiro das Trevas”, em 2008. A crítica especializada acredita que Boseman possa ter o mesmo destino.

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Frederick Douglass, o filho de uma escrava com um branco que se tornou líder abolicionista

Frederick Douglass, um escravo fugitivo de 23 anos de...

Maju Coutinho dará voz à autobiografia de Michele Obama

"Sinto-me honrada e feliz por ter a oportunidade de...

Fifa escala Maicon no ‘Time dos Sonhos’ da Copa da África do Sul

Melhores foram escolhidos através do site da entidade; Espanha...

para lembrar

O rapper que canta a revolução bolivariana

"Cai o país, um golpe já está em prática/...

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Símbolo de Prince é retirado da capa do novo álbum de Michael Jackson

Símbolo de Prince é retirado da capa do novo...

FLICA Confira a programação completa da Flica 2018

Evento é gratuito e será realizado entre os dias...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...
-+=