Como seriam os super-heróis se eles fossem desenhados como as heroínas?

Super-heróis são fortes e ágeis. Heroínas são gostosas. Não importa se elas estão salvando o mundo, a maneira que as retratam é sempre a mesma: com muito destaque para seu corpo incrível e pouco para o que elas têm a fazer. Bobeira de quem não tem o que fazer? Ok, vamos aos fatos. 

Por Carol Patrocínio

Em 2011, por exemplo, uma das imagens promocionais do filme Vingadores mostrava todos os heróis exibindo suas habilidades, enquanto a Viúva Negra, interpretada pela atriz Scarlett Johansson, mantinha uma pose nada interessante para a luta, mas ótima para mostrar bunda e peitos. O artista Kevin Bolk resolveu fazer uma versão do pôster com todos os heróis mostrando os mesmos atributos que a Viúva Negra. Três anos depois, a polêmica continua. 

Já em 2014, a artista Karine Charlebois resolveu mostrar como as posições que Milo Manara – acusado de misoginia em muitas obras – escolheu para a Mulher Aranha não fazem sentido anatomicamente falando. O resultado é que ela seria uma péssima heroína se realmente se movimentasse do jeito que o desejo do desenhista gostaria. 

9923556236b0f27a3ddad82664a0a87d dfa05b04f95e3374306b6aabd1db1b66

Mas tem maneira mais simples de mostrar como tudo isso é absurdo do que inverter os papéis? E se os homens fossem desenhados nas histórias em quadrinhos como fetiches ambulantes? A objetificação é sempre errada, mas para provar um ponto, o ilustrador Brett White criou uma coleção de capas em que o homem é representado como a mulher: sexy e com um corpo erotizado. 

99ba7a20e6addce1f73c824f8e404c98 87b0f9c7dbeb588e4347ef74bd88a415 edbb7e8d7f136586e4759b61bb14b8cb

Agora nem fica tão difícil entender qual é o problema, fica? Proporções bizarras, corpos irreais e a sexualização desnecessária de um gênero. Por que os HQs se tornaram quase literatura erótica ao se olhar para as personagens femininas e continuam fantasia quando é olhado para os homens? A balança não está equilibrada, vamos mudar isso? 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

IBGE: Analfabetismo entre negras é duas vezes maior que entre brancas

A taxa de analfabetismo caiu de forma mais acelerada...

Por que as lágrimas da mãe branca comovem mais?

A mãe da menina Isabella Nardoni está grávida de...

Menina de dez anos morre na Somália após mutilação genital

Morreu devido a uma hemorragia. A Somália tem uma...

para lembrar

Chimamanda Ngozi: “Não há motivos para tanta raiva nos Estados Unidos”

A escritora nigeriana denuncia a ascensão de Donald Trump...

Mulheres do MAB entregam pauta a Dilma

No documento, participação popular na formulação da política energética...

Ser enterrada como homem é história que se repete entre as transexuais

Jennifer Gable teve os cabelos cortados, foi enterrada de...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=