Comunicado afirma que Nelson Mandela está em ‘estado crítico’

Enviado por / FonteDo G1

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado com uma infecção pulmonar, está em estado “crítico”, informou a presidência na noite deste domingo (23).

“O estado do ex-presidente Nelson Mandela, internado em um hospital de Pretória, é crítico”, destaca o comunicado, revelando que o presidente Jacob Zuma, o vice-presidente da ANC (partido no poder), Cyril Ramaphosa, e Graça Machel, mulher de Mandela, estão no hospital para discutir a situação.

Nelson Mandela, que completará 95 anos em breve, tornou-se em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de passar 27 anos na prisão sob o regime do apartheid. Ele foi hospitalizado no dia 8 de junho devido a uma pneumonia.

De acordo com rede de notícias “ABC News”, o presidente Zuma disse que “os médicos fazem todo o possível para que sua condição melhore e garantindo que Madiba [apelido de Mandela] seja bem cuidado e fique confortável”.

Segundo a equipe médica do hospital onde o ganhador do Prêmio Nobel da Paz está internado, as condições de Mandela se tornaram críticas nas últimas 24 horas.

No início desta semana, a filha do ex-presidente, Zenani Mandela-Dlamini, disse a jornalistas que o estado de saúde de seu pai “ia muito bem”.
Em abril, Mandela passou 18 dias no hospital tratando de uma infecção pulmonar. Em dezembro de 2012, houve outra internação para tratar pedras na vesícula.

 

 

+ sobre o tema

O canto dos escravos

Canto IX I Hoje, em coisa de segundos, me lembrei de...

Por que nos mobilizamos pela França, mas nos esquecemos da Nigéria?

Atentado ao ‘Charlie Hebdo’ coincidiu com ofensiva da Boko...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

para lembrar

Aimé Césaire, ‘Diário de um retorno ao país natal’, tradução de Lilian Pestre

126.Escutai o mundo brancohorrivelmente cansado de seu esforço imensoo...

As greves escravas, entre silêncios e esquecimentos

No Brasil do século XIX, antes dos imigrantes, negros...

Pathy Dejesus fala da chegada dos 40 anos

Há sete anos longe das passarelas, Pathy Dejesus voltou...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=