Congresso de capoeira discute rumos para desenvolver esporte em Manaus

Congresso debate demandas referentes à prática esportiva e outras expressões culturais.

Por Kamilla Vieiralves, do D24AM

Manaus – O som do berimbau é ponto de partida para debates sobre a cultura afrobrasileira. Esse é o tema do 1º Congresso Estadual de Capoeira, organizado pelo Fórum Permanente da Capoeira no Amazonas (Forpcam).

De acordo com Cristiano Correa, mestre e coordenador da atividade, o congresso vem como uma forma de oficializar o trabalho desenvolvido à frente do Forpcam. “Os assuntos que pautam o congresso já foram debatidos dentro do fórum, que se reúne a cada 15 dias, faz visitas aos grupos de capoeira na cidade e pesquisa as necessidades de cada um. São grupos que, muitas vezes, tiram o dinheiro do próprio bolso para realizar os eventos, enquanto há secretarias do poder público que têm verbas direcionadas, justamente, para isso. São poucos os que sequer sabem disso”, explica.

A iniciativa elegerá, ao final dos dias de programação (hoje e amanhã), cinco delegados locais que participarão, pela primeira vez, do 3º Congresso Nacional Unitário de Capoeira, em junho, no Rio de Janeiro, representando o Estado.

No congresso estadual, representantes de 15 municípios do interior e da capital amazonense se reunirão para desenvolver projetos envolvendo a capoeira. “Nós teremos palestras voltadas para o Estatuto da Igualdade Racial, uma exposição sobre o que é o nosso movimento social, o que o estatuto significa para o movimento, entre outros tópicos. São desses grupos de discussão que sairão os cinco delegados regionais para o congresso nacional, no Rio de Janeiro”, afirma Cristiano.

Pela primeira vez, o Amazonas terá representantes no Congresso Nacional Unitário de Capoeira, que já acontece desde 2012. Lá, estarão reunidos delegados dos 26 Estados brasileiros. “Teremos a chance de debater políticas públicas voltadas para a cultura afrobrasileira de uma forma geral, com mestres da capoeira de renome, o coordenador geral Jairo Junior, órgãos federais e municipais, representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, do Iphan, entre outros”, exemplifica o mestre.

Mãos à obra
A programação do congresso amazonense tem início, nesta sexta-feira (15), a partir das 17h, com interpretação do hino nacional por instrumentos afro, como o berimbau e o atabaque. Em seguida, acontecerá a primeira rodada de palestras e um debate com representantes das secretarias de esporte (Sejel) e cultura (SEC) do Estado. Ao final, haverá um momento cultural que contará com uma roda de capoeira e danças africanas.

No sábado, serão formados os grupos de discussão, de onde serão eleitos os cinco representantes que levarão o projeto e as demandas do Estado ao encontro nacional. ”O movimento não é voltado só para a capoeira. Podem participar universitários, secretarias e interessados. É um movimento aberto para as pessoas discutirem as políticas públicas da cultura afrobrasileira e de que formas usufruir delas”, finaliza Cristiano Correa.

SERVIÇO
O quê: 1º Congresso de Capoeira no Amazonas
Quando: Hoje, a partir das 17h, e amanhã, a partir das 9h
Onde: Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, s/n – Distrito Industrial)

+ sobre o tema

para lembrar

Em entrevista a rádio, dissidente cubano em greve de fome critica Lula

  O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que deixou...

Racismo, mais uma batalha para a cabeça de Roque Júnior

Para além de campeão do mundo em 2002,...

O presidente negro: Nilo Peçanha

Nascido em Campos de Goytacazes, RJ, em dois de...
spot_imgspot_img

Alcione e Conceição Evaristo gravam clipe que faz crítica ao machismo: ‘Marra de feroz’

Veja que linda a foto de Alcione ao lado de Conceição Evaristo, em meio a gravação do clipe da canção “Marra de feroz”. Gravado em uma...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=