Conheça lugares em São Paulo para praticar danças afro

5 lugares em São Paulo para fazer danças africanas

Do Catraca Livre 

A dança africana é mais do que um exercício quando executada em países africanos. Tudo começou durante as celebrações dentro da cultura afro em diversas localidades. Na capital paulista as aulas de danças africanas tem crescido e ganharam horários principalmente em locais públicos. O destaque dos exercícios fica por conta principalmente da movimentação dos braços, que acompanham os tambores e os passos dos pés.

Tem como base o afoxé, samba de roda, dos orixás, maculelê e dança moderna na mitologia dos orixás. Acontece até 25 de novembro, toda sexta-feira, das 19h30 às 21h30. A participação é gratuita e a dança é liberada para maiores de 16 anos.

01 Centro Tendal da Lapa

danca1

Tem como base o afoxé, samba de roda, dos orixás, maculelê e dança moderna na mitologia dos orixás. Acontece até 25 de novembro, toda sexta-feira, das 19h30 às 21h30. A participação é gratuita e a dança é liberada para maiores de 16 anos.

02 Ponto de Cultura Afrobase

danca2

As aulas são divididas em dois tipos: dança negra para iniciantes e dança negra contemporânea para quem já fez o primeiro módulo. Os participantes que se destacarem nas aulas e tiverem interesse serão preparados para integrar a cia Treme Terra e passarão a apresentar-se profissionalmente em outros espaços culturais. De 02/03 a 16/12, quartas e sextas às 15h e de 03/03 a 15/12, quintas às 19h. Basta fazer uma aula experimental e caso haja interesse em dar continuidade ao curso, levar uma foto 3×4 para fazer a carteirinha e frequentar as aulas.

03 Centro Cultural da Juventude

danca3

No CCJ os ritmos são o Jongo, Samba de Bumbo, Samba de Umbigada e Moçambique de Bastões com um toque afropaulista. De 03 de julho a 27 de novembro, aos domingos, às 15h30. Basta inscrever-se a na recepção do CCJ. São oferecidas 30 vagas para a oficina.

04 Parque Santo Dias  

danca4

A aula Afromix é realizada pelo Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) e funciona como uma ginástica aeróbica. De 02/11 a 07/12, segundas e quartas das 10h às 11h. Basta chegar alguns minutos antes da atividade e participar.

05 Sesc Santana

danca5

As aulas são abertas de Dança Africana para terceira idade e oficina de Dança Africana com Fanta Konatê e Djembedon aberta ao público de todas as idades. O exercício é focado nos ritmos e danças da Guiné. De 18 de outubro a 13 de dezembro, às terças, das 9h às 10h30. Liberado para pessoas de todas as idades. Inscrições no local com 15 minutos de antecedência.

+ sobre o tema

O rapper americano Freddy E é encontrado morto após série de tuítes depressivos na web

O rapper americano Freddy E foi encontrado morto no...

Ginasta Simone Biles tem fortuna estimada em R$ 14 milhões, diz site dos EUA

Uma das estrelas dos Jogos Olímpicos do Rio de...

Portugal criticado por abuso de força policial e violência contra mulheres

O Departamento de Estado norte-americano divulgou um relatório sobre...

para lembrar

3ª edição do ‘Tambor no Quilombo’ movimenta moradores da APA do Curiaú

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está desenvolvendo...

Will Smith mostra trailer de reunião de elenco de ‘Um Maluco no Pedaço’

Will Smith divulgou nesta sexta-feira (13) um trailer do...

Lula Rocha, ativista do movimento negro e militante do Círculo Palmarino, morre aos 36 anos

Faleceu na manhã desta quinta-feira (11), em Serra (ES),...

O pintor negro que foi escravizado por artista renomado e agora ganha exposição em NY

Ele ficou conhecido como o homem retratado pelo renomado...
spot_imgspot_img

Filme biográfico sobre Luiz Melodia é o vencedor do Festival In-Edit Brasil

O documentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" é o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...
-+=