Contra racismo, 50 senadores dos EUA enviam carta a NFL para mudar o nome dos Redskins

Nesta quinta-feira, 50 senadores dos Estados Unidos assinaram uma carta pedindo a mudança do nome do Washington Redskins e a enviaram para o comissário da NFL, Roger Goodell.

A carta traça um paralelo tomando como base a medida da NBA de não tolerar o racismo e banir Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, do esporte, pedindo que a liga de futebol americano faça algo similar com o nome do time da capital dos EUA.

“Hoje, nós urgimos você e a NFL para mandar uma mensagem clara como a NBA fez: que racismo não tem lugar nos esportes profissionais. É hora da NFL aderir a mudança de nome para o time de futebol americano de Washington”, diz a carta.

O nome “Redskins” faz menção aos imigrantes indígenas norte-americanos. E na cultura norte-americana isso tem uma conotação negativa. Até o presidente Barack Obama já aconselhou a franquia a mudar de nome. O dono do time, Daniel Snyder, disse que não irá alterar o nome na sua gestão.

“Os comentários desprezíveis feitos pelo Sr. Sterling abriram uma conversa nacional sobre a relação entre raças. Nós acreditamos que essa conversa é uma oportunidade para a NFL tomar alguma ação para remover o termo racista do nome de outras franquias”, completa a carta.

Na terça-feira, a NFL divulgou um comunicado sobre o assunto. “A intenção do nome do time sempre foi apresentar uma imagem forte, positiva e respeitável. O nome não é usado pela NFL em qualquer outro contexto, embora nós respeitemos aqueles que veem diferente”.

+ sobre o tema

Empresária presa por racismo contra entregador em MS paga fiança de R$ 10.450 e é solta

A empresária de Campo Grande presa em flagrante terça-feira...

Professora sugere que aluna negra “alise o cabelo para agradar os meninos”

A Polícia Civil e a Secretaria de Educação investigam...

Revista Allure causa polêmica ao fazer tutorial de cabelo afro com modelo branca

A edição de agosto da revista norte-americana "Allure" causou...

para lembrar

O Chelsea e sua torcida deram um basta ao racismo

O Chelsea tratou de deixar claro que o episódio...

‘Sem cotas para os animais africanos’ racismo no campus da Unesp de Araraquara

Alunos africanos denunciam racismo no campus da Unesp de...

Atacante francês sofre racismo na Grécia

Fonte: Google.com ATENAS - O atacante francês Djibril Cissé,...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=