Das coisas boas e belas que nascem na favela

A possibilidade de ver o belo é sempre um privilégio, além de claro,  um grande prazer. Mas o mais surpreendente é deparar-se com o belo pelas ruas e becos das favelas. No Borel, nossos olhos se enchem com a beleza da genialidade de Leandro CR.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

As obras de arte que surgem com os mosaicos criados por esse artista plástico, autodidata, e que certamente fará uma grande história com sua sensibilidade e por que não dizer, genialidade, merecem ser mostradas ao mundo.

Conversando com Leandro e o dono da casa onde a parede está sendo utilizada como tela para sua nova obra, a figura do Mahatma Gandhi, pacifista que liderou o movimento conhecido como não-violência na Índia e marcou toda una geração, além de influenciar diretamente as ações do líder americano pela luta pelos direitos civis da população negra, Martin Luther King, ficou evidente o orgulho do proprietário.

Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela
Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela

Rômulo, o proprietário, disse que Leandro além de ser um artista, ajuda as pessoas a terem conhecimento de figuras históricas. Leandro mencionou que crianças passam e peguntam sobre as figuras e aí vem a possibilidade de disseminar mais informação.

O desejo de Leandro CR é ensinar crianças e jovens e perpetuar sua técnica, além de possibilitar o acesso à mais conhecimento e à certeza que da favela pode e tem saído muita coisa boa. Por isso nestes tempos estranhos essa beleza nos lembra a interessante frase do filósofo Nietzsche sobre termos a arte para não morrermos da verdade. Salve Leandro CR e sua arte!

“A nossa luta é todo dia. Favela é Cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

“Encontros Temáticos da Comunidade Negra” lança blog

O Programa de Extensão da Universidade Federal de Juiz...

Ator Jonathan Azevedo leva cem crianças para sessão de ‘Pantera Negra’

#BOAAÇÃO - O ator Jonathan Azevedo levou cem jovens...

para lembrar

Hamilton supera pneus e duelo com Alonso para vencer o GP do Canadá

Após dois dias frios em Montreal, o calor chegou...

Beyoncé na Vogue e os cliques do 1º fotógrafo negro a fazer a capa da revista

O americano Tyler Mitchell, de 23 anos, foi o...

Asafa Powell vence prova dos 100m com melhor marca do ano

Velocista jamaicano leva a melhor na etapa de Lausanne...

No carnaval da resistência, brilhou a excelência. Laroyê Exu. Exu Mojubá!

"Carnaval ressurge pós pandemia trazendo beleza e nossa matriz...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Filme biográfico sobre Luiz Melodia é o vencedor do Festival In-Edit Brasil

O documentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" é o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=