Deputados do RJ aprovam relatório da CPI contra intolerância religiosa

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito, instaurada para apurar os crimes de intolerância religiosa praticados no estado. O texto entregue nesta quarta-feira (13) pelo relator Átila Nunes, do MDB, tem 35 recomendações a órgãos públicos.

Dentre elas, que a Polícia Civil e o Ministério Público incluam na investigação, ou na denúncia, o líder religioso, quando houver indícios de sua participação como mentor ou coautor do crime.

A Comissão também propõe a implementação de projetos educacionais nas escolas da rede estadual para conscientização e combate do preconceito religioso, bem como a inclusão na grade extracurricular do curso de formação dos agentes da Polícia Civil, com treinamento em relação ao atendimento das pessoas vítimas de preconceito religioso.

O deputado Átila Nunes enfatizou que este relatório reafirma o desejo do parlamento fluminense para que o estado não mais permita o preconceito e a perseguição aos cultos afrobrasileiros.

O relatório de 152 páginas recomenda, ainda, que o Estado inclua no programa Aluguel Social vítimas que perderam suas moradias; e que, o Instituto de Segurança Pública divulgue, anualmente, informações relativas à intolerância religiosa e ao racismo religioso, para dar visibilidade, e assim subsidiar a criação de políticas públicas de segurança.

O texto será votado em plenário pelos deputados em data ainda a ser agendada.

+ sobre o tema

Usuários negros acusam LinkedIn de apagar postagens com temática racial

Num dia de setembro, Elizabeth Leiba abriu o aplicativo...

Com Ágatha foi-se a utopia da inclusão

Morreu o sonho de uma família que acreditou na...

Por que a nova coleção da Carolina Herrera causou polêmica no México

A secretária de cultura do país, Alejandra Frausto, acusou...

para lembrar

PMs acusados de racismo ainda estão trabalhando

  Alain Lisboa  Corporação espera parecer da...

Mulher acusa proprietário de casa lotérica de racismo

O proprietário de uma casa lotérica, localizado no...

São 11 brasileiras entre as 25 cidades mais violentas do mundo

ONG Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça...

As cotas universitárias são importantes também porque incomodam a elite

Quando o tema das cotas sociais ou raciais vem...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=