Djamila Ribeiro será homenageada como “personalidade do amanhã” pelo governo da França

A filósofa Djamila Ribeiro, Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, autora de livros e colunas, será uma das homenageadas pelo governo francês pelo programa “Personalidade do Amanhã”.

Do Yahoo

Autora de livros e colunas, Djamila será uma das homenageadas pelo governo francês pelo programa “personalidade do amanhã”. (Foto: Felipe Larozza/VICE)

O programa seleciona uma pessoa por país da América Latina e Caribe por sua projeção atual e impacto no futuro.

Além da homenagem, Djamila passará dez dias em agendas oficiais pelo país, como a visita nos órgãos oficiais francesas, ao parlamento europeu, encontro com o presidente da França Emmanuel Macron, bem como outros encontros com ativistas locais.

A pensadora brasileira ganhou projeção nacional pelos conteúdos de suas manifestações nas redes sociais, com destaque na luta contra o racismo. Além disso, seus livros “O que é Lugar de Fala?” e “Quem tem medo do Feminismo Negro?” tem sido recordistas em vendas, chegando em conjunto nas primeiras colocações de vendas nas maiores feiras de livros no país.

Por ser a selecionada no Brasil, Djamila é a única em idioma português e será acompanhada por intérpretes o tempo todo da viagem. Nas redes sociais, a filósofa afirmou que está animada para a viagem: “penso ser uma oportunidade interessante para trocas, provocações e reflexões”.

É o segundo país a convidar oficialmente para agendas públicas, uma vez que em 2017 Djamila esteve por uma semana na Noruega a convite do país.

Em maio, Djamila fará uma turnê de lançamento de seus dois livros pelo interior da França, junto à editora do país que foi a primeira a traduzir as obras para outro idioma. Nessa segunda ida, a presença de Djamila já está confirmada na Faculdade de Filosofia de Tolouse e em Bruxelas, na Bélgica.

+ sobre o tema

Estudante branco agride mulheres negras durante Virada Antirracista na UFSC

No dia de protesto antirracismo na UFSC, hoje (25), o...

‘Mulheres, parem de tentar agradar. Não é sua função’: Chimamanda N. Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie não se importa se não gostam...

Fátima Oliveira: O feminismo brasileiro ficou menor com a partida delas

"O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam...

para lembrar

As Elizas do Brasil e suas mortes anunciadas

AS ELIZAS DO BRASIL E SUAS MORTES ANUNCIADAS Por Cecilia...

Menina de oito anos morre no Iêmen em lua de mel com marido de 40

Uma criança de oito anos morreu no último sábado...

Um homem exemplar: Dono de casa fala sobre igualdade entre os gêneros

Há muito a ser refletido sobre a misoginia nessa...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=