É tudo real

Por Fernanda Pompeu

Eu também gostaria que os problemas viessem com bulas informando como resolvê-los. Adoraria folhear uma enciclopédia de dicas de como me safar dos momentos de crise. Para encontrar uma resposta única, consultaria não um caderno de receitas, sim uma biblioteca inteira.

Mas procurar por bulas, dicas e receitas prontas para o uso é igual a acreditar em Papai Noel. Funciona até os seis anos. Depois não dá mais. Para o resto da nossa existência – apesar de aprender algumas técnicas e acumular quilos de teorias – o que contará mesmo é como aplicamos o que sabemos no mundo real.

Porém a coisa toda se complica quando constatamos que não existe um mundo real, mas muitos. O Brasil é campeão acachapante de reais opositores. Ele é rico ou pobre dependendo para qual esquina você olhe. Cordial ou violento dependendo em que bairro você está mergulhado.

Por exemplo, tem brasileirinha com menos de dez anos que já tem iPhone 4S. Ela estuda num colégio excelente, e seu futuro é um voo planejado. Também tem brasileirinha com menos de dez anos que não tem nem uma escova de dente para chamar de sua. Ela estuda num colégio birosca e seu futuro é um solavanco.

Essas duas meninas existem em carne, osso, energia. Repartem o mesmo tempo, o mesmo idioma, o mesmo país. De repente assistem até a mesma telenovela. Mas estão separadas pelas desigualdades de renda, região de origem, oportunidades. E pelo preconceito racial.

Ora, se fôssemos pensar em um projeto legal para essas duas brasileirinhas, teríamos que necessariamente nos debruçar sobre a vida de cada uma. Quer dizer, não adiantaria uma receita pronta, nem um conjunto de dicas infalíveis. Teríamos que nos esforçar para alcançá-las em seus mundos tão reais quanto desiguais.

Morrison-Saunders, professor de Ciências Ambientais e Gestão, foi lapidar ao escrever: “Não há solução universal. O sucesso depende do contexto.” Bingo! As pessoas precisam ser vistas e analisadas dentro das suas circunstâncias. Qualquer que seja seu projeto, considere que a realidade não é um bloco de concreto. Ela é água que corre.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Cai liminar sobre escolha de professor de SP

Governo paulista reverte decisão sobre distribuição de aulas de...

Escritor quer que Famosos Admitam uso de Drogas

O escritor João Paulo Cuenca escreveu artigo sugerindo que...

Médicos e militares ganham o maior salário; filósofos e teólogos, o menor

Estudo do Ipea considerou 48 carreiras universitárias baseado no...

Polícia Militar: Segurança Pública é um direito do cidadão de Sérgio Martins

por Sérgio Martins A segurança pública é um dever...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=