Em discurso da derrota, Hillary fala às mulheres: ‘Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês’

Hillary Clinton, a candidata democrata derrotada à presidência dos Estados Unidos, discursou nesta quarta-feira (9) e mostrou-se aberta a colaborar com o presidente eleito Donald Trump.

Do HuffPost Brasil

Assumindo que os Estados Unidos estão “mais divididos do que pensávamos”, a ex-secretária de Estado assumiu a derrota e disse que já cumprimentou o adversário. “Precisamos aceitar o resultado e olhar para o futuro”, disse. “Espero que ele seja uma ótimo presidente”, completou.

Dirigindo-se diretamente às mulheres, Hillary disse que americanos e americanas devem lutar pelo princípio da igualdade e declarou: “Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês”.

Em movimento semelhante ao realizado por Trump em seu discurso de vitória, Hillary pediu união ao povo dos Estados Unidos após uma longa e dura campanha. “Se permanecermos juntos, dias melhores virão pela frente, afirmou. Mas aproveitou também para homenagear sua base eleitoral, presente para ver seu discurso. “Vocês são a melhor parte da América”.

Ela assumiu ainda que o resultado das urnas foi “doloroso”, mas que espera que a união de democratas, republicanos e do povo como um todo seja capaz de construir uma América “esperançosa, inclusiva e de coração grande”.

Em discurso, Trump sinaliza para a união

O republicano Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em sua primeira declaração como presidente eleito, o magnata deixou um pouco de lado o tom extremamente agressivo adotado ao longo da campanha, e disse que os americanos devem gratidão à democrata Hillary Clinton.

“Eu acabo de receber uma ligação da Secretária Clinton. Ela nos parabenizou por nossa vitória, e eu a parabenizei, junto com sua família, pela campanha. Hillary trabalhou muito tempo e muito duro, e nós devemos a ela gratidão por seu serviço ao país”, disse ele, que ainda pediu união aos americanos. “Aos republicanos, democratas e independentes, eu digo que é a hora de nos unirmos como um povo”, disse Trump, prometendo ser um presidente de todos e “reconstruir o sonho americano”.

Adotando um tom motivacional, Trump afirmou que “nenhum sonho é muito grande, e nenhum desafio é inalcançável”, dizendo ainda que os americanos merecem “nada menos do que o melhor” e dando um recado para o mundo: sempre colocarei os interesses da América em primeiro lugar.

+ sobre o tema

Fátima Oliveira: Bandidos da paternidade acobertados pela Justiça

Foto - arquivo pessoal Silene Nogueira Araújo e Rosemary de...

Fundo Fale sem medo premia 31 organizações

O XIX edital selecionou 31 organizações de 13 estados...

Marrocos: Garota se suicida após casar com estuprador

Ativistas protestam contra lei que permite esse tipo de...

O perigo dorme ao lado. E agora? O que fazer?

Lembro que durante uma aula – ainda no meu...

para lembrar

Lei contra homofobia é repudiada por bancada evangélica da CLDF

Frente divulgou nota criticando decisão do governador Rollemberg de...

Os monstros da minha casa

Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram Esses são...

23 perguntas sinceras que gays e lésbicas querem fazer para os homofóbicos

23 perguntas sinceras que gays e lésbicas querem fazer...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=