Em palestra, Marina reúne mil estudantes: valia nota

Por Roberto Almeida

No início desta semana, coordenadores de curso da Faculdades Atibaia (Faat), em Atibaia, a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, passaram nas salas avisando que a palestra da senadora e pré-candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, intitulada “A ética sob uma nova ótica ambiental”, pela 14ª. Jornada de Cursos e Palestras da instituição, valeria meio ponto na média de cada disciplina. Era comparecer, assistir e responder a um questionário. Deu resultado.

Ontem à noite, cerca de mil estudantes sentados em cadeiras improvisadas, em pé e até mesmo fora dos limites do câmpus, detrás de grades de arame, viram Marina discursar sobre desenvolvimento sustentável. Segundo alunos da faculdade, esta é a primeira vez que uma palestra vale pontos. Apesar de ser semana de provas, as aulas da faculdade, por conta do evento, foram canceladas.

“Primeiro a gente achou legal porque iria estimular discussões sobre o meio ambiente. Mas virou um evento político. Tem bastante gente da prefeitura e do PV aqui”, observou Rodrigo Rodrigues Félix, 24 anos, estudante de Direito.

É que ao lado de Marina na aula improvisada, em uma área aberta da universidade, estava uma claque verde composta pelo ex-prefeito de Atibaia, Beto Trícoli, pelo atual prefeito da cidade Dr. Denig e pelo deputado Roberto Santiago (SP). Até mesmo o mais cotado candidato a vice da senadora, o presidente da Natura, Guilherme Leal, esteve no evento.

Na plateia, convidados circulavam vestindo camisetas do PV com dizeres “Juntos com Beto Trícoli e Marina Silva!”, adornados pela logo do partido. Entre eles professores da universidade.

Paula Polastro, 19, estudante de Direito, preferiu exaltar primeiro os dividendos da palestra. “O lado bom é que estimula os alunos a participarem”, disse, para então completar. “O lado ruim é que joga um atrativo muito grande (o meio ponto na média) que acaba camuflando o real interesse.”

Outros alunos consultados pelo Estado, que não quiseram se identificar por serem bolsistas, lembraram que quando o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) palestrou, no ano passado, não valeu nota. Eles questionaram o evento com Marina e lembraram que, além do meio ponto na média, a palestra valeria horas complementares de atividades extracurriculares obrigatórias para conclusão de curso.

Ao todo, a senadora discursou por cerca de 40 minutos e respondeu a perguntas enviadas pelos universitários. O evento, que chegou a causar congestionamento na região da universidade, foi filmado, twittado e postado em blogs pelos alunos do curso de jornalismo da faculdade.
A assessoria de imprensa da Faat confirmou os “bônus” aos alunos. Segundo os estudantes, a “prova” sobre desenvolvimento sustentável ainda não tem data para ser realizada.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas...

para lembrar

Dilma afirma que PT não é perfeito, mas que o Brasil “deve muito” ao partido

A presidente Dilma Rousseff admitiu nesta quinta-feira (27) que...

Caso Palocci não afetou imagem positiva do governo, diz pesquisa

A queda do ministro Antonio Palocci em pouco ou...

O Vírus da Desigualdade

O ano de 2020 foi doloroso para todo mundo....

Como funcionam, ou deveriam funcionar, os três poderes: Legistativo, Executivo e Judiciário

Como advogado militante, tenho a impressão de que a...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação na Procuradoria de São Paulo contra a prefeitura de São José dos Campos pela censura ao livro "Meninas...
-+=