Em Portugal, ministra Anielle Franco fortalece cooperação bilateral para igualdade racial e combate à intolerância

Enviado por / FonteGOV.BR

Plano Juventude Negra Viva e apoio às vítimas de racismo e xenofobia foram alguns dos temas discutidos

A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, iniciou sua agenda oficial em Portugal, nessa terça-feira (25), com a missão de fortalecer as cooperações entre Brasil e a República Portuguesa.  

Em seu primeiro compromisso oficial, Anielle Franco foi recebida pelo embaixador do Brasil, Raimundo Carneiro, para apresentar as políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Ministério da Igualdade Racial no Brasil e construir medidas para erradicar os casos de racismo e xenofobia sofridos por brasileira e brasileiros residentes no país europeu. 

A missão institucional contemplou ainda, uma agenda bilateral com a Ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, com o objetivo de apresentar e discutir os eixos de atuação política do Plano Juventude Negra Viva com vistas a criar conexões com o programa  “Tens Futuro em Portugal”, recém-lançado e que tem foco na juventude portuguesa. 

Anielle Franco destaca que o principal objetivo da agenda é estreitar os laços entre os países e impulsionar parcerias futuras para que MIR e o ministério português possam trabalhar juntos.  

“Vamos avançar no fortalecimento dos vínculos entre as nações e a institucionalização de políticas públicas de igualdade racial e juventude para brasileiros e portugueses, como estratégia de melhora nos indicadores sociais, políticos e econômicos do nosso país”, ressalta.  

Agenda de cooperação – A ministra Anielle Franco participará ainda na quarta-feira (26), da assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Igualdade Racial do Brasil e o Observatório do Racismo e Xenofobia de Portugal e do painel “ESG e Sustentabilidade Corporativa” no XII Fórum Jurídico de Lisboa. 

+ sobre o tema

BBB 12: O Preto ‘certo’ no lugar ‘certo’

   'Não tem que ter cota para nada',...

ROSÁRIO QUER O FIM DOS “AUTOS DE RESISTÊNCIA”

  Para a ministra da Secretaria de Direitos...

Mulher acusa jovem universitário de roubar celular. Que estava na bolsa dela…

David Castro é estudante de Engenharia Civil da Universidade...

para lembrar

EBC lança programa de equidade de gênero e raça

Show da cantora brasiliense Ellen Oléria durante lançamento da...

Juiz se recusa a casar homem negro com mulher branca nos EUA

WASHINGTON - Um juiz de paz do estado americano...

Alma Preta / “A nossa existência já é um crime” – Dina Alves

O Alma Preta entrevistou a advogada e pesquisadora Dina...

Homens negros relatam casos de racismo ao utilizar máscaras na rua

"Se você continuar falando demais, eu te levo preso,...
spot_imgspot_img

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

Veja o vídeo A advogada, de 39 anos, presa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, suspeita de injúria racial contra um gerente operacional...

Homem branco privilegiado (não) é o centro do universo?

Nosso sistema educacional foi estruturado de maneira a favorecer as contribuições dos europeus e seus descendentes. A influência dos colonizadores é evidente nos currículos escolares, onde suas...

A implementação das cotas raciais e o procedimento de heteroidentificação

As ações afirmativas começaram a surgir na Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) por meio do edital específico “Cultura LGBT”, no ano de...
-+=