Em seu primeiro discurso como candidata, Marina diz que quer ser a primeira presidente negra do Brasil

PV fez convenção nacional hoje em Brasília e se mostrou otimista para chegar ao 2º turno


Marina Silva fez nesta quinta-feira (10) seu primeiro discurso como candidata à Presidência. Na convenção nacional do PV, em Brasília, Marina foi oficializada candidata do partido ao lado do empresário Guilherme Leal, que será o vice na chapa. A senadora encerrou seu discurso por volta das 18h de hoje, depois de um evento que começou às 11h20.

 

– Que no dia 1º de janeiro o Brasil possa ter a primeira presidente negra da história.

 

Marina é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto, atrás de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). A candidata do PV varia entre 8% e 12% das intenções de voto. Hoje, o partido se mostrou confiante na possibilidade de chegar ao segundo turno.

 

Em seu discurso, Marina citou sua trajetória de vida, afagou aliados, elogiou Leal e lembrou sua passagem pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, como ministra do Meio Ambiente. A candidata do PV se emocionou ao lembrar os últimos meses no ministério.

 

– Eu fiquei no governo durante cinco anos, nunca fiz um discurso fácil para o presidente, dizendo “sim senhor, sim senhor, sim senhor”. […] Mas nunca me neguei de construir as melhores soluções para o país.

 

Marina foi aplaudida durante sua fala. Apesar de ter feito várias brincadeiras, a candidata do PV não poupou críticas ao governo. Ela reconheceu os avanços no país, mas disse que não se pode fazer uma “apologia cega” às conquistas.

 

– Hoje nós temos um Brasil que não precisa olvidar [esquecer] suas conquistas, mas também não precisa fazer uma apologia cega a ela, esquecendo que ainda temos muitos desafios, e muitos erros a ser conhecidos.

 

O evento estava marcado para começar às 10h, mas atrasou. Antes de Marina, Guilherme Leal também discursou. Além dos candidatos a presidente e vice, outros militantes do partido discursaram para a plateia. Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, aparou arestas da briga interna com a cúpula do partido e afirmou que está ao lado de Marina na disputa pela Presidência.

 

Alfredo Sirkis, coordenador da pré-campanha de Marina, fez um discurso conciliador sobre questões polêmicas como religião e a união entre pessoas do mesmo sexo. Sirkis pregou a “multiplicação” do eleitorado de Marina, seguindo o discurso confiante no partido. O presidente da legenda, José Luiz Penna, foi um dos primeiros a falar à militância verde.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Jovens, envelheçam por Flávia Oliveira

Movida pelo ódio, a corrida eleitoral de 2018 golpeou...

Meu vizinho genocida – Por: Contardo Calligaris

Escrevi minha tese de doutorado de 1980 a 1991....

Equipe de Obama começa a organizar a visita dele ao Brasil

Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos,...

Marina ataca Serra por uso de favela cenográfica na televisão

Por: Claudio LealFilippo CecílioMarcela RochaVagner Magalhães   No...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=