Encontro discute empreendedorismo e mulher negra

A manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, foi marcada por um grande encontro na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em São Francisco do Conde. Autoridades e representantes da cultura africana do município se reuniram para realização do EMUNDE – Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo – I Encontro Mulher Negra e Desenvolvimento.

Esteve presentes ao evento, na mesa solene, representando o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Governo, Anailson dos Anjos (Tero); a diretora da UNILAB, em São Francisco do Conde, Nubia Moura; o coordenador do EMUNDE, Edson Costa; a secretária do Meio Ambiente, Silvana Costa; o secretário de Cultura, Osman Ramos; representando o Departamento de Igualdade Racial – DEPIR e o Departamento de Atenção à Mulher – DEAM, Luciana Oliveira e Jaciara Ribeiro, representando a secretária de Políticas de Mulheres do estado, Vera Lúcia Barbosa. Além do vereador Venilson Souza Chaves, o secretário da Fazenda Marivaldo do Amaral, a secretária da Educação Ana Christina Oliveira e a subsecretária da Educação Ussula Flávia, que se fizeram presentes no local.

O encontro foi para fortalecer as organizações de mulheres negras do estado e para construção de estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. Além de ser uma comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, festejado em 25 de julho, e o Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro.

“Temos que celebrar hoje o fato de termos uma secretaria no estado que tem a frente uma mulher negra, sem formação superior, mas que tem toda competência para ocupar o lugar que ocupa. Que possamos fazer com que as políticas públicas para mulheres negras se cumpram”, destacou Jaciara Ribeiro.

A diretora da UNILAB, Nubia Moura, ressaltou a importância da tolerância religiosa. “Que a gente saiba expressar nossa tolerância porque temos uma grande diversidade na nossa sociedade de religiões e precisamos valorizar, principalmente, aquelas que sustentaram um povo sofrido e excluído da sociedade por tanto tempo”, enfatizou Moura.

O coordenador do EMUNDE, Edson Costa, também falou sobre a exclusão dos negros na sociedade. “Nós ainda estamos em um processo de abolição da escravatura. Levou muito tempo para que surgissem leis que nos incluíssem”, concluiu.

 

emunde-1 emunde-2

Fonte: São Francisco do Conde

+ sobre o tema

II Plano Nacional de Políticas para Mulheres

O II Plano Nacional de Políticas para Mulheres (II...

Acusado de agredir mulher, C. Alberto é obrigado a se afastar da família

O jogador Carlos Alberto recebeu ordem judicial para deixar...

Legislativo aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo no Chile

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado...

para lembrar

Ninfomaníaca 2 e o direito de não ser “curada”

No episódio de ontem, Joe (Charlotte Gainsbourg) lambia as...

Empresa obriga diretora a contratar mulheres com seios grandes

Presidente de empresa pedia contratação apenas de mulheres jovens...

Não existe um feminismo da Rede Globo, existe uma brecha que deve ser ocupada

Ao falar do tema no programa “Amor & Sexo”,...

Unesco vai lançar documento com orientações para combater homofobia nas escolas

Em 2012, a Organização das Nações Unidas para a...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=