Entidades, como o Movimento Negro, vão se unir para implantação de sobrevagas na UFMT

 

 

O Movimento Negro, a União dos Negros pela Igualdade (Unegro), o Diretório Central dos Estudantes e Associação de Moradores de diversas regiões da cidade vão fazer uma ampla frente de mobilização para a implantação de sobrevagas na UFMT.

O presidente do Movimento Negro de Rondonópolis, Antutérpio Dias Pereira, o Téo, afirmou que o sistema de sobrevagas já foi aprovado pela UFMT em 2003 e até hoje não foi implantado. “Nós estamos cobrando justamente isso”, disse.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi a primeira no país a sinalizar para a política de sobrevagas para o acesso de vestibulandos negros pobres, brancos pobres e índios. “Temos que deixar bem claro que não se trata de cotas e sim sobrevagas que é diferente”, disse.

As cotas, no caso, destinam uma porcentagem das vagas pré-existentes e as sobrevagas fazem ao contrário. Ampliam em 30% as vagas na universidade justamente para atender índios, negros pobres e brancos pobres. “Essa questão de definir quem é pobre temos condições de fazer utilizando números da ONU ou IBGE”, salienta o presidente do Movimento Negro.

Ele ainda explicou que uma das ações é um abaixo-assinado que está sendo feito. A ideia é buscar mais de 10 mil assinaturas. O abaixo-assinado feito para a implantação das sobrevagas em 2003 conseguiu 6 mil assinaturas.

Fora isso, o Ministério Público já foi procurado para questionar o porquê da não implantação das sobrevagas na UFMT. “A informação que tivemos é que o caso já foi repassado para a Justiça Federal”, completou Téo.

Fonte: Guia do Estudante

+ sobre o tema

para lembrar

Lobato e racismo – Por: Carlos Alberto Medeiros

A discussão avançou tanto que vale a pena recapitular...

MEC divulga na internet provas do Enem 2009 que vazaram; confira as questões

Após o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino...

Não é ‘ideologia de gênero’, é educação e deve ser discutido nas escolas, diz pesquisadora

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),...

Temas raciais ganham fôlego nas universidades brasileiras

Pesquisadores apontam que volume de temas raciais dentro da...
spot_imgspot_img

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...

Descumprimento do PNE é generalizado e afeta mais pessoas negras, pobres e do Norte e Nordeste, aponta balanço da campanha; faltam dados sobre indígenas...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança nesta terça-feira (25/06) seu Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) 2024. Abrangendo os 10 anos...

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...
-+=