Escritor José Limeira morre de câncer

O escritor e poeta José Carlos Limeira faleceu no último sábado, 12 de março de 2016, aos 64 anos, no hospital Ana Néri, em Salvador, em decorrência de problemas cardíacos.

Limeira, nascido em Salvador em 01 de maio de 1951, era graduado em Engenharia Mecânica. Seus primeiros livros publicados foram “Zumbi… dos” (1971) e “Lembranças” (1972), edições do autor. Foi militante do movimento negro e participou ao longo de quatro décadas de atividades artísticas, culturais e políticas no país, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro. Pertencia a uma das casas mais tradicionais de candomblé jeje da Bahia, era Runtó do Humpame Ayono Runtoloji, situado em Cachoeira.

Junto com o poeta Éle Semog compôs os livros “O Arco-Íris negro” (1978) e “Atabaques” (1983), ambos impressos na cidade do Rio de Janeiro em auto-edição. Mais recentemente participou da Coletânea Poética Ogum’s Toques Negros (Salvador, 2014) e publicou pela Editora Ogum’s Toques a seleção de poemas “Encantadas” (Salvador, 2015).

São dele os versos que a militância reverbera: “Por menos que conte a história / Não te esqueço meu povo / Se Palmares não vive mais / Faremos Palmares de novo” (poema “Notícias”).


* Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

IFRR realiza Semana da Consciência Negra em novembro

O campus Boa Vista do Instituto Federal de...

Dia 22 de Agosto: Homenagem à Thereza Santos

  Do Portal Geledés   Leia também Morre Tereza Santos (1930 –...

Portugal ainda ensina o mito do “bom colonizador”

Pesquisadores mostram como livros de história lusos repetem a...

Oscar 2022: Denzel Washington é o ator negro mais indicado da história

Em meio a tantas discussões sobre representatividade no Oscar...

para lembrar

Taís Araújo responde a Otaviano Costa pergunta sobre cabelo

Durante o Video Show ao vivo desta terça-feira, 6,...

Filme Chocolate é um retrato trágico e cômico do racismo

Em cartaz no Recife, obra narra a história do...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=