Eslovênia elege seu primeiro prefeito negro

Um médico nascido em Gana, na África, foi eleito prefeito na Eslovênia. Peter Bossman, de 54 anos, é o primeiro negro a ocupar esse cargo em uma prefeitura do país – e, provavelmente, o primeiro na antiga Iugoslávia.


Bossman, que concorreu pelo partido de centro-esquerda Social Democratas (SD), venceu por margem pequena na cidade costeira de Piran.

Ele disse que as pessoas não veem mais a cor de sua pele e que sua eleição demonstra o “alto nível de democracia na Eslovênia”. Também se declarou “feliz e orgulhoso”.

Bossman chegou ao país na década de 1980, quando a Eslovênia ainda era parte da antiga Iugoslávia, para estudar medicina.

Ele derrotou o prefeito anterior, Tomaz Gantar, levando 51.4% dos votos.

“Baseei minha campanha no diálogo e acho que o diálogo venceu”, disse Bossman, que está sendo chamado de “o Obama de Piran”.

Entre suas promessas de campanha estão a introdução de carros elétricos em Piran. Ele também espera construir um aeroporto e um campo de golfe para atrair turismo à cidade.

Sem discriminação

O plano inicial de Bossman era retornar a Gana após concluir seus estudos, mas ele mudou de ideia depois de se casar com uma colega croata.

Cerca de 12% da população da Eslovênia – que declarou independência em 1991 e se tornou, em 2004, o único Estado da antiga Iugoslávia a integrar a União Europeia – nasceu no exterior. Mas apenas uma pequena fração destes imigrantes veio da África.

Bossman disse à agência de notícias Reuters que, em anos recentes, não sofreu discriminação por causa da cor de sua pele ou de sua origem.

“Sempre há grupos de pessoas que não aceitam quem é diferente, e, nos primeiros meses após chegar à Eslovênia, eu senti que algumas pessoas não queriam estar conosco”, disse ele à agência.

“Mas, nos últimos 10 ou 15 anos, não senti mais isso. Não tenho problemas e acho que as pessoas não veem a cor da minha pele quando olham para mim.”

 

 

 

Fonte: BBC Brasil

+ sobre o tema

Direitos Humanos da OAB defende desmilitarização da Política Militar

Presidente da comissão defende polícia que saiba conviver com...

RACISMO NO AEROPORTO SERÁ INVESTIGADO

Fonte: Plenário -     O funcionário da empresa aérea Gol, Diego...

Criminoso nazista mais procurado do mundo é encontrado em Budapeste

Laszlo Csatary, 97 anos, é apontado como cúmplice na...

O Negro Drama e Revoltas nas Mentalidades…

Negro nem quando morre aos milhões gera comoção social....

para lembrar

Atriz Cris Vianna da sua versão sobre suposto caso de racismo

Atriz Cris Vianna da sua versão sobre suposto caso...

Tumulto na Marcha das Mulheres Negras foi racismo, afirma militante

Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=