Espaço Público? Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

A esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta recebe diariamente milhares de pessoas. São distintos perfis de cidadãos que circulam pela área de segunda à sexta-feira, num ritmo frenético de trabalho em um dos pontos da cidade que ainda concentra importantes instituições financeiras.

Uma das mais tradicionais é o Banco Safra, cujo prédio discreto, de granito marrom, vidros fumês e logomarca cor de laranja está instalado há um bom tempo e, de certa maneira, já se transformou em um ponto de referência importante.

A partir da noite de sexta-feira o mesmo local altera radicalmente a sua dinâmica e os tipos de frequentadores. Cada vez mais a calçada larga da avenida coração de São Paulo é ocupada por skatistas que fazem manobras radicais entre os transeuntes; candidatos a instrumentistas usam o espaço para apresentar repertórios nem sempre conhecidos e inúmeros performáticos têm ali um palco livre para várias manifestações.

É saudável ver tanta gente transitando ou simplesmente encontrando amigos antes de seguir para as baladas. Ocorre que a administração de um dos bancos mais sólidos do mundo, fissurada por segurança, decidiu impedir que aos finais de semana o povo ocupe a sua calçada. É triste ver aquelas grades limitando a liberdade de acesso das pessoas que fazem daquela esquina um lugar público, em que a diversidade é visível e tribos diferentes coexistem de forma pacífica.

A meu ver, com essa atitude, o Banco Safra perde uma oportunidade de se aproximar das pessoas e de contribuir para que o passeio seja um espaço de convivência entre todos e não uma área reservada para alguns ou como, neste caso, para ninguém. Essa prática combina muito bem com a frieza do granito marrom da fachada do prédio e com o vazio do cercadinho impedindo que a vida pulse ali. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

“Aqui para”: a primeira condenação judicial por racismo estrutural

A Emenda Constitucional n.º 72, mais conhecida como PEC das...

Escravidão e reforma trabalhista para quem?

Na semana do Dia Internacional do Trabalhador, mesmo dia...

Mercedes Sosa – La negra, La Tukumana e La Hermana

por: Eloá Kátia Coelho Hoje eu chorei... E...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=