Especial quarentena: séries com protagonistas negros

Octavia Spencer protagoniza brilhantemente a obra que mostra a história de Madam C.J. Walker, primeira mulher negra a se tornar milionária nos EUA, no início do século 20. A produção inspira essa lista com obras protagonizadas por personagens que lutaram contra o racismo em suas diversas áreas de atuação.

Pioneirismo

História verdadeira que aconteceu no início do século XX, “Self made” mexe com antigas batalhas que seguem atuais: aborda a segregação, o racismo, o colorismo e o feminismo. Entre os méritos da série estão: a dimensão humana da personagem central, figurinos e cenografia de qualidade, um formato agradável (quatro episódios de menos de uma hora) e um elenco que, por si, já vale a viagem.

Cotação: Ótima
Onde: Netflix

Crime e História

Em “Quem matou Malcolm X?”, de seis episódios curtos (cerca de 40 minutos), o espectador acompanha uma trama de investigação misturada a um enredo sobre crimes da vida real. Diferentemente de produções de documentário, essa não cansa o público com a repetição de imagens; vale-se de um baú muito farto e cheio de raridades. Tanto que mesmo aqueles que já conhecem essa história poderão ter algo a aprender com a série. Merece toda a sua atenção.

Cotação: Ótima
Onde: Netflix

Mais fatos reais

“When they see us” (“Olhos que condenam”) reconta a história internacionalmente conhecida como Os Cinco do Central Park (1989), em que uma turma de garotos negros e pobres de Nova York faz confissões de um crime que não cometeu. O racismo está em primeiro plano, mas a narrativa abrange temas correlatos, entre eles o desamparo às famílias, todas elas pobres.

Cotação: Ótima
Onde: Netflix

Nacional

Estrelada por Lázaro Ramos e Taís Araujo, “Mister Brau” (Globoplay) retrata o mundo da música popular e espreme graça das diferenças culturais e de classe. Ao longo das quatro temporadas, ela se afiou e saiu do anacronismo inicial. Entre os grandes méritos do programa estão o elenco de talentos e o fato de ela se debruçar na realidade brasileira. Para quem procura humor e leveza com uma dose de reflexão, os episódios de 20 a 30 minutos cumprem bem este papel.

Cotação: Boa
Onde: Globoplay

A gênese do hip hop

Quem é fã de musicais e aprecia uma reconstituição de época séria não pode perder “The get down”. A produção de duas temporadas mostra jovens de South Bronx que vão descobrindo a vida — e perdendo a inocência — em meio a dificuldades. Tudo isso é embalado pela música disco e pelo hip hop que nascia naquele lugar sem horizontes. Recomendo ao leitor preparar os lenços e baixar a guarda da crítica ao que pode ser visto como “cafona”. E tudo — enredos, direção e elenco — comove. Não é pouco.

Cotação: Ótima
Onde: Netflix

+ sobre o tema

O brilho e as sombras de Malcolm X

A irradiante biografia do grande líder negro Malcolm X, que sai...

Xênia França participará do show do cantor britânico Seal no Rock in Rio 2019

Seal vai se apresentar no palco Sunset, no dia...

As duas Áfricas

Com extensão territorial de aproximadamente 30,2 milhões de...

Fãs de Michael Jackson recebem 1 euro de ‘indenização’ por sua morte

Fãs de Michael Jackson recebem 1 euro de 'indenização'...

para lembrar

A África de A a Z

Imagens da África Uma viagem pelo continente africano...

Encontrados restos de navio português do séc XVIII que transportava escravos

O Paquete São José África foi encontrado ao largo...

Liniker convida Elza Soares em show gratuito na SIM São Paulo

O encontro histórico está marcado para o dia 7...

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista. Beyoncé mostrou...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...
-+=