Estátua do primeiro palhaço negro do Brasil é pichada com símbolo da suástica nazista em Pará de Minas

Estátua é uma homenagem ao artista paraminense, Benjamin de Oliveira. PM ainda procura por suspeitos do ato de vandalismo.

no G1

estátua de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, foi pichada durante o fim de semana com o símbolo da suástica nazista em Pará de Minas. O registro do boletim de ocorrência foi feito neste domingo (3), pela Polícia Militar (PM). Os militares fizeram rastreamento, mas até o momento nenhum suspeito do crime foi identificado.

A estátua é patrimônio público do município em homenagem ao artista paraminense. Ela foi instalada no Parque do Bariri, no Bairro São José, em 2013. O diretor de Cultura de Pará de Minas, José Roberto Pereira, disse que todas as providências estão sendo tomadas para identificar o suspeito.

“A Prefeitura está tomando todas as providências para chegar ao autor desse ato de vandalismo. Além e depredar o patrimônio público, a pessoa cometeu crime de responsabilidade”, reforçou.

O escultor da obra, Alexandre Pinto, que também mora em Pará de Minas, lamenta o fato e fala da importância da obra para a cidade. “A palavra que mais cabe no momento é: lamentável. A pichação de qualquer obra pública já tem suas consequências. Temos um agravante, sendo o símbolo nacional socialismo alemão em cima de uma figura negra e isso não pode ser descartado. Todo preconceito tem que ser duramente repudiado pela sociedade”, destacou.

Reprodução/Tv Integração

 “Benjamin de Oliveira representou um cenário das artes no Brasil e achei que a homenagem que a cidade tinha era muito pequena diante da grandeza dele. Achei por bem fazer esse registro material para que as próximas gerações pudessem ter mais referências em respeito a ele”, completou o escultor.

A Secretaria de Cultura e demais órgãos envolvidos, além do próprio escultor da obra, vão estudar uma maneira de apagar o símbolo pichado na estátua.

Leia também: 

Brasileiro manda carta de apoio a nazistas e eles respondem “não aceitamos latinos”

Benjamim de Oliveira: O primeiro palhaço negro do Brasil

+ sobre o tema

Idoso diz ter sido espancado por PM dentro do Hospital do Paranoá

Joel Pereira foi visitar a esposa e, ao vê-la...

Rede americana é criticada por propaganda com modelo branca

Anúncio da campanha: Nova linha de roupas da rede...

Flávia Martins de Carvalho: “Canção de ninar para Kathlen”

No último dia 8, perdemos Kathlen, uma jovem de...

Como a USP, Harvard também têm política de cotas – há 30 anos!

A USP foi a última universidade pública brasileira a...

para lembrar

spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=