Estudantes do DF fazem avaliação que medirá desempenho de escolas públicas

Cerca de 170 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF) fazem até esta quinta-feira as provas do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais (Siade 2010). Os alunos vão fazer provas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, ciências humanas e redação.

Segundo a coordenadora de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF, Gláucia Guerra, o Siade é uma forma de mapear o ensino no DF para achar o que precisa ser refeito e melhorar a qualidade da educação.

– O Siade é uma forma de avaliar o desempenho das escolas e não do aluno individualmente. A escola é avaliada como um todo para que possamos ter informações que permitam construir políticas públicas focadas na melhoria da qualidade educacional no DF –, afirmou.

A coordenadora ressalta que o Siade serve para as famílias como um termômetro que mede a qualidade do ensino que os filhos têm acesso. Ao todo, 5.150 turmas de 566 escolas públicas responderão às provas que serão aplicadas nos horários normais de funcionamento de cada instituição educacional.

Este ano, as séries avaliadas serão as de 3º ano (2ª série), 5º ano (4ª série), 7º ano (6ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Além dos 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e séries finais das classes de aceleração de aprendizagem.

O 3º ano do ensino fundamental faz provas de português e matemática, com vinte questões cada. Eles também reescrevem um conto que será lido pela professora. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental respondem 44 questões de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e redação. O 7º e 9º anos do ensino fundamental, 1º e 2º do EJA e séries finais das classes de aceleração serão avaliados com 52 questões.

Os alunos do 3º ano do ensino médio fazem provas de língua portuguesa e matemática (com 52 questões) e as de ciências da natureza (biologia, física e química) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) com 48 perguntas.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

Mulheres usam redação do Enem para denunciar violência

Segundo Mercadante, o ministério já acionou o Ministério Público...

Professora cria calendário afro para valorizar a cultura negra

Em janeiro, nasce Martin Luther King. Em fevereiro, Nelson...

“No Brasil, os gastos mais justos são os primeiros a serem cortados”

O ex-ministro aponta os perigos da PEC 241, que...

O Poder Do “Ainda Não” – Uma Reflexão Da Psicóloga Americana Carol Dweck

“Ouvi falar de um colégio em Chicago onde os...
spot_imgspot_img

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...

Descumprimento do PNE é generalizado e afeta mais pessoas negras, pobres e do Norte e Nordeste, aponta balanço da campanha; faltam dados sobre indígenas...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança nesta terça-feira (25/06) seu Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) 2024. Abrangendo os 10 anos...

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...
-+=