Exposição ‘aFÉto’ chega à São Paulo para temporada na Aparelha Luzia

aFÉto, exposição de imagens do sagrado negro a partir de terreiros de candomblé, chega à São Paulo para temporada no quilombo urbano da Aparelha Luzia, espaço de arte, cultura e resistência política afro-indígena e feminina. Lançamento será neste sábado, 21 de Outubro, a partir das 20h.

Por Olhar de um Cipó,    do blog do Belchior 

Sucesso no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro 2017, AFÉTO, a primeira exposição individual de Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, é resultado de anos de observação do cotidiano de terreiros de candomblé em São Paulo e Rio de Janeiro, numa tentativa de recriar a imagem do sagrado negro a partir da perspectiva de evidenciar a humanidade dos adeptos do candomblé, povo que historicamente tem sido vitimado pelo racismo religioso.

 

Nessa perspectiva, o trabalho propõe um diálogo imagético como contra-narrativa às imagens criadas em olhares desconhecidos que de forma superficial olhou para as práticas pretas de fé com “lentes fetichizadas”, atribuindo lugares pejorativos e quase nunca olhado para as dimensões sagradas e valorosas desses povos e seus territórios. AFÉTO vai de encontro à uma nova construção daquilo que se pode entender por ver o candomblé e sua digna totalidade.

 

Uma atmosfera que reivindica o sagrado afrobrasileiro como caminho de auto-cura coletiva de um povo forjado na luta, não só por liberdade, mas pelas possibilidade de viver.

 

Em AFÉTO, Cipó, um jovem que descobriu a fotografia como forma de comunicar sobre sua relação com sua fé, compartilha imagens pouco conhecidas no imaginário da sociedade quando o assunto é candomblé.

 

Seus retratos contam histórias de amor que nascem a partir da experiência de fé nos orixás. De acordo com o artista, mais que um registro documental sobre um aspecto específico do Candomblé, o trabalho reitera a importância das relações interpessoais como forma de resistência do legado africano.

 

Exposição aFÉto

Quando: A partir de 21 de Outubro – às 20h00

Local: Aparelha Luzia

Enredeço: Rua. Apa, 78 – Centro SP – Próximo metrô Marechal Deodoro

+ sobre o tema

Projeto piauiense, chamado Quilombo Mimbó, é premiado no Brasil

    O grupo de dança Quilombo Mimbó, de Amarante, foi...

O cinema de palavras de Cidinha da Silva

Literatura é quando uma história nos convence de que...

Maior artilheiro de finais, Mbappé leva Chuteira de Ouro

Apesar de ter perdido a decisão para a Argentina nos pênaltis, Mbappé marcou...

Grandes escolas retomam a africanidade

  Meu Deus, dessa vez, o tema da...

para lembrar

Quilombolas de Brejo dos Crioulos ocupam terras de latifúndio em MG

Fonte: Comissão Pastoral da Terra - MG   OCUPAÇÃO...

UNILA forma primeira turma de estudantes haitianos

A primeira turma de universitários haitianos da Universidade Federal...

As melhores fotos de Obama nos últimos 8 anos

Poucos empregos parecem ser tão instigantes quanto ter no...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=