Exposição considerada espetáculo racista gera protestos em Paris

Paris, 7 dez (EFE).- Cerca de 200 pessoas protestaram neste domingo contra o centro cultural Centquatre, em Paris, devido ao evento artístico “Exhibit B” do artista sul-africano Brett Bailey, que expôs no espaço 12 retratos vivos com negros em jaulas, o que alguns consideraram um espetáculo racista.

No Yahoo 

O protesto ocorreu sem confusão e sob a vigilância da polícia, cuja presença foi reforçada ao redor da “performance” devido às criticas que surgiram antes da inauguração do polêmico artista.

Com figurantes negros enclausurados em jaulas, a obra busca recriar os “zoológicos humanos” dos finais do século XIX, diz o autor.

“Queria analisar o racismo e a xenofobia em nossa época e mostrar como essa visão se origina na história”, declarou o artista em entrevista publicada netse domingo pela revista “Les Inrocks”.

Segundo o centro cultural que expõe a obra, Brett Bailey denuncia o terror da história colonial de seu país.

“Essa obra de arte denuncia sem ambiguidade todas as formas de desumanização, de racismo. Em cada retrato vivo, o caráter plástico extremamente preciso baseado em fatos históricos permite a tomada de distância e proíbe toda a possibilidade de impressão degradante”, argumentou.

A mostra, programada durante uma semana, já tinha sido alvo de protestos em Paris e também em Londres, onde foi cancelada em setembro pela polêmica gerada.

Um porta-voz de um grupo identificado na manifestação como “Brigada Anti-Negrofobia”, criticou a França à imprensa por ser um “Estado racista” ao sediar a performance.

“Sempre somos mostrados na posição de vítimas. Onde estão as imagens que nos representam de pé?”, questionou o porta-voz, que classificou de “voyeurismo” que “sempre se mostre os negros em uma posição inferior”. EFE

+ sobre o tema

ONU pede investigação imparcial e diz que país precisa repensar segurança

O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos criticou...

Emicida: ‘Vivemos num país racista’

Emicida, rapper paulista, lembra a infância pobre, fala da...

“As cotas celebram os valores constitucionais”, afirma Flávia Piovesan

      Flávia Piovesan, professora-doutora da PUC-SP na área de direito...

Policias militares matam jovem de 19 anos no Barreiro

Militares dizem que a morte ocorreu durante uma troca...

para lembrar

Males do racismo

A discriminação é o principal motivo pelo qual os...

O polêmico debate sobre reparações pela escravidão no Brasil

"Declara livre todos os escravos vindos de fora do...

Inquérito “absolve” oficial da morte do pedreiro Amarildo

O mesmo laudo, entretanto, considerou o terceiro sargento José Augusto...

Você tem medo de que?

Eu tenho medo durante quase todo o tempo. Medo...
spot_imgspot_img

Julho das Pretas e o protagonismo das mulheres negras

No início deste mês que chamamos de "Julho das Pretas", destaco Beatriz Nascimento, um ícone do movimento de mulheres negras, que publicou seu primeiro artigo...

Até um dia, Roya. Rest in power, minha irmã

"Tudo o que sei sobre a dificuldade de sustentar a democracia no Brasil é tão parecido com o que enfrentamos no Sudão", disse Roya...

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...
-+=