Festival cancelado por falta de apoio do Brasil

 

Belo Horizonte (Brasil)– O Festival de Arte Negra que seria realizado de 4 a 9 de outubro em Lagos, Nigéria, homenageando o Brasil, foi cancelado hoje por falta de apoio do governo brasileiro.  O anúncio do cancelamento do evento foi feito pelo diretor do  Instituto Yoruba, entidade curadora do evento no Brasil e sediada em Belo Horizonte. Olú Akínrúlí encaminhou correspondência oficial  aos órgãos governamentais que se comprometeram a apoiar o festival enviando delegação. Uma carta à Presidenta da República Dilma Roussef  também deverá ser enviada nas próximas horas comunicando a decisão tomada pelos organizadores do festival na Nigéria.

O festival, evento internacional anual que tem despontado como espaço privilegiado para o debate sobre as artes na África e em suas diásporas, é coordenado pelo Prêmio Nobel de Literatura em 1986, o escritor nigeriano Wole Soyinca, que ano passado esteve no Brasil para solicitar apoio público governamental para o evento. Em seguida, foram feitas várias reuniões na busca de parcerias, empreendidas  pelo Instituto Yoruba.

Em nome da comissão organizadora, Akínrúlí disse que o motivo  do cancelamento foi “a falta de apoio do governo brasileiro e de consideração ao evento”  já que o Brasil era o país a ser homenageado, tendo como personalidade simbólica o artista social Abdias Nascimento e como convidada de honra, a Iyalorixa Mãe Beata de Iemanjá. Ele informou que mesmo o esforço de alguns órgãos em formar delegações “não confirmadas até o momento” não foi suficiente para prosseguir com a organização do evento.

Herança africana – Com o tema As cores africanas no Brasil,  o Lagos Black Heritage Festival aconteceria em duas etapas, a primeira em março e a segunda agora em outubro, com a realização de um Simpósio. As edições do FAN aconteceram nos anos 1977, 2009, 2010, 2011 e 2012, nesse último homenageando a Itália. O Brasil seria o segundo país a ser homenageado pelo FAN.

O Festival de Arte Negra  tem como objetivo celebrar a criatividade Africana nas diversas linguagens artísticas como a dança tradicional e contemporânea, música, pintura, fotografia, teatro, design, cinema entre outras expressões artísticas e intelectuais.  A expectativa da participação do Brasil era consolidar o evento como um programa cultural de grande porte, “cruzando e articulando com solidez as diversas linguagens artísticas da Nigéria e dos países convidados”, de acordo com o presidente da organização, Olú Akínrúlí, também coordenador do Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil.

 

Fonte: Alai Online

+ sobre o tema

Lula divulga carta parabenizando Mandela por 95º aniversário

O ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva...

Nigéria inicia investigação após atentados contra igrejas no Natal

De Ola AWONIYI  ABUJA — As autoridades nigerianas investigam...

De surpresa, Beyoncé lança nova música e novo clipe

Beyoncé pegou gostou pelas surpresas. Que bom que o HuffPost...

Presidente da Guiné Equatorial pede que se repare “injustiça histórica” para com África

"É irónico que, embora os assuntos africanos constituam 75%...

para lembrar

Dona Ivone Lara

Yvonne Lara da Costa, (Rio de Janeiro, 13 de...

Sociedad garífuna

Origem: Stanford.edu Organización garífuna social Dentro de la...

Aleijadinho

Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas do...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=