Festival serrote promove debates online com Isabel Wilkerson, Claudius Ceccon e Wlamyra Albuquerque, entre outros

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, o Festival serrote chega à quarta edição, em formato online. O evento gratuito acontece de 15 a 17 de abril (quinta a sábado) e será transmitido ao vivo nos canais de YouTube e Facebook do IMS, com interpretação em Libras.

A programação traz debates sobre temas atuais, como o racismo estrutural, as políticas identitárias e a memória da ditadura civil-militar brasileira. Haverá ainda uma mesa sobre os impactos da pandemia de gripe espanhola no Brasil, no começo do século XX. Grande parte dos convidados assinam ensaios na serrote #37, edição mais recente da revista, disponível nas livrarias e na loja virtual do IMS.

O festival inicia no dia 15 (quinta), às 19h, com a jornalista norte-americana Isabel Wilkerson, vencedora do Prêmio Pulitzer. A autora apresentará seu livro Casta: as origens de nosso mal-estar, que será lançado no Brasil pela editora Zahar. Na obra, a jornalista investiga as raízes históricas e as consequências profundas do sistema hierárquico que sustenta o racismo na sociedade estadunidense. Com mediação da escritora Juliana Borges, a conversa será em inglês, com tradução simultânea para o português.

A questão racial também será o centro do debate do dia 16 (sexta), às 19h, com a historiadora brasileira Wlamyra Albuquerque, especializada em estudos da escravidão, e o sociólogo congolês Serge Katembera, que pesquisa ativismos digitais na África francófona. Os dois discutirão o papel da identidade nas estratégias de combate ao racismo. A conversa contará com a mediação do jornalista Tiago Rogero, apresentador do podcast Vidas negras.

No dia 17 (sábado), a programação inclui dois bate-papos. Às 17h, a historiadora Heloisa Starling conversa com a alemã Susanne Klengel, professora na Universidade Livre de Berlim e pesquisadora das culturas latino-americanas. Elas abordarão os impactos da gripe espanhola, maior epidemia do século XX, em várias esferas da sociedade brasileira, da política à cultura. Como a análise do passado pode ajudar a entender o momento atual? O debate será mediado por Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote.

O festival encerra às 19h, com uma fala do cartunista Claudius Ceccon, mediada por Julia Kovensky, coordenadora de Iconografia do IMS, e Paulo Roberto Pires, editor da serrote. Um dos principais chargistas do país, Claudius foi preso em 1964, durante a ditadura militar brasileira. Nos 17 dias em que permaneceu encarcerado, registrou seu cotidiano em três desenhos, publicados pela primeira vez na serrote #37. Na conversa, o artista, que doou seu acervo ao IMS em 2020, relembrará sua trajetória.

serviço

Festival serrote
De 15 a 17 de abril (quinta a sábado)
Evento gratuito

Transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook do IMS
Nas duas plataformas, haverá interpretação em Libras. No Facebook, o recurso de legendas também estará disponível.

Programação completa do festival

15 de abril (quinta-feira)
19h
Encontro com Isabel Wilkerson
Mediação: Juliana Borges
Conversa em inglês com tradução simultânea para o português

16 de abril (sexta-feira)

19h
Ativismo e identidades – Debate com Serge Katembera e Wlamyra Albuquerque
Mediação: Tiago Rogero

17 de abril (sábado)

17h
A outra pandemia – Debate com Heloisa Starling e Susanne Klengel
Mediação: Guilherme Freitas

19h
Encontro com Claudius Ceccon
Mediação: Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

para lembrar

‘Reza de Mãe’ para que a Casa Grande siga surtando!

Domingo era dia de refresco, mas o suco vinha...

Garoto da capa black power

Eleito pelos torcedores do Shakhtar Dontesk como o melhor...

8 guitarristas negras para apresentar a minha filha

Em casa temos um violão, uma guitarra, uma bateria...

Mahershala Ali é o primeiro ator muçulmano a ganhar um Oscar

O ator Mahershala Ali, vencedor do Oscar de melhor...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...
-+=