Filho da impunidade: Thor Batista é absolvido por morte de ciclista

Desembargadores aceitam recurso e afirmam que condenação tinha provas ‘contaminadas de dúvidas’

Por Paolla Serra Do O Globo

Os desembargadores Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez e Luiz Felipe Haddad, da 5ª Câmara Criminal, aceitaram ontem um recurso e absolveram Thor Batista pelo atropelamento que, em 2012, causou a morte do ciclista Wanderson dos Santos na BR-040, que liga o Rio a Petrópolis. De acordo com a transcrição da sentença, Baldez considerou “contaminadas de dúvidas” as provas anexadas na ação que havia condenado o filho do empresário Eike Batista. Haddad concordou com o magistrado. O único voto a favor da manutenção da condenação de Thor foi o do relator do processo, o também desembargador Cairo Italo Franca David.

Na apelação, os advogados Raphael Mattos e Ary Bergher, pediram a anulação da sentença aplicada contra Thor em junho de 2014. Ele havia sido condenado a prestar dois anos de serviços comunitários e a pagar uma multa de R$ 1 milhão por homicídio culposo. Além disso, teve sua carteira de habilitação suspensa até junho de 2016.

— O processo foi exaustivamente examinado em seu conjunto probatório, não restando dúvida que a Justiça foi, finalmente, feita — disse Bergher.

Porém, ainda cabe recurso à nova decisão da Justiça.

De acordo com a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, a condenação de Thor em primeira instância foi dada a partir de provas técnicas, de depoimentos das testemunhas e do interrogatório do empresário. “Obtém-se a certeza, necessária à condenação de Thor, que, no dia dos fatos, criou riscos proibidos que ensejaram o acidente e a consequente morte da vítima”, afirmou na sentença.

Na época do atropelamento, um primeiro laudo pericial da Polícia Civil apontou que Thor dirigia a 135 km/h. No entanto, uma segunda análise, feita pelo Departamento Geral de Polícia Técnico e Científica (DGPTC), definiu que ele dirigia a, no máximo, 115 km/h. O primeiro laudo foi retirado do processo.

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Desesperança é ameaça à democracia, diz presidente da Fundação Ford

Darren Walker fala no 9º Congresso do GIFE sobre...

Brasil gera 10 milhões de empregos em sete anos

Fonte: Pantanal News - Em 2008, o Brasil alcançou...

As mulheres falaram, Biden ganhou

Apesar dos horrores de 2020, neste outono boreal estou...

OAB vai estimular criação de Comissões de Igualdade nas Seccionais

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=