Fotógrafo baiano lança editorial sobre lei que proibia mulheres negras de mostrar os cabelos

Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)

O fotógrafo baiano Matheus Lens divulgou nesse mês de julho o editorial Tignon Laws, “Lei dos Turbantes” em tradução literal, conscientizando acerca do uso dos turbantes pela população negra. As fotografias falam sobre uma lei, intitulada Tignon Laws, que existiu no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, em 1786, que proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos.

Por Ashley Malia, do A Tarde

Segundo o fotógrafo, a lei foi posta pelo governador Esteban Miró, na época, e tinha o objetivo de vetar a sensualidade das mulheres negras na região, pois os cabelos crespos eram vistos como uma ameaça e forma de atrair senhores de engenho. “Quando conheci a lei, instantaneamente, veio em minha mente a vontade de gritar para as pessoas sobre o peso que carrega este adereço tão comum na cidade de Salvador, mas que poucas pessoas sabem o significado por trás”, explica.

Matheus Lens ainda explica que o uso predominante do amarelo nos fotografias foi usado para representar a riqueza dos turbantes.

Os tignon, conhecidos no Brasil como “turbantes”, eram também usados pelas mulheres negras das Ilhas Dominicanas que faziam a amarração de tecido para levar mensagens escondidas para outros negros escravizados.

No editorial, as amarrações foram feitas por Josenice Salomão, que trabalha com turbantes e confecções de tecido africano no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

O ensaio fotográfico contou com a participação das modelos Maria Gabriela e Negreiros Souza, com assistência de Felipe Anches.

Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)
Lei proibia mulheres negras – livres e escravizadas – de usar os cabelos crespos soltos – Modelo Negreiros Souza (Foto: Matheus Lens/@matheuslensph)

O editorial completo pode ser visto através do portfólio do artista no Instagram.

 

+ sobre o tema

O Julho Negro 2017 terá ações do dia 17 a 21 de julho

O Julho Negro é uma articulação protagonizada pelos movimentos...

Machel, Chissano e Guebuza

Os discursos são antagônicos à prática política Desde 1974...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do...

João Cândido, um brasileiro

Há 50 anos, morria João Cândido Felisberto. Ele foi...

para lembrar

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

Incra ajuíza desapropriações de imóveis rurais para titulação de quilombolas na Bahia

Pela primeira vez, a superintendência regional do Incra ajuíza...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=