França proíbe espetáculo de humorista considerado antissemita

 

O governo francês proibiu nesta terça-feira um espetáculo do controvertido humorista Dieudonné M’bala M’bala, condenado várias vezes por antissemitismo, dois dias antes do início de sua turnê pela França, onde a extrema-direita continua ganhando.

O presidente francês François Hollande, seu primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e o ministro do Interior Manuel Valls declararam guerra ao humorista de 47 aos por atentar contra a dignidade das pessoas.

Em seus espetáculos, o showman stand-up, filho de pai africano e mãe bretã, debocha com humor agressivo de judeus e do Holocausto, ataca os Estados Unidos, os chineses e as mulheres em geral.

A popularidade de Dieudonné se converteu numa dor de cabeça para Hollande e seus ministros, que pisam em ovos para evitar serem acusados de atentar contra a liberdade de expressão. Eles tentaram encurralar o humorista impondo multas, mas ele evita ser processado ao afirmar que seus textos são assinados por sua companheira ou sua mãe.

Em meio à polêmica, o partido de extrema-direita Frente Nacional (FN) – cuja presidente Marine Le Pen já condenou os excessos de Dieudonné-, continua subindo nas pesquisas de opinião. Segundo recente pesquisa da Ipsos, 34% dos franceses antecipam que o partido de extrema-direita se fortalecerá nas eleições municipais de março próximo.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Globo de Ouro 2021: atores lamentam ausência de negros entre jurados

Uma campanha online aconteceu durante a exibição do Globo...

Seis possíveis skinheads são presos por agressão na Sé

  Seis possíveis skinheads foram presos suspeitos de agressão na...

Jovens entram em confronto com polícia no norte da França

Dezenas de carros, um centro de lazer e uma...

para lembrar

Racismo: Metalheads saem na porrada contra white-powers na Califórnia

Uma manifestação da Ku Klux Klan em 27 de...

Racismo à moda da casa

Vocês sabiam que já houve campo de concentração no...

Para jornalistas – Cotas no STF e fontes que defendem as ações afirmativas

Prezados/as jornalistas, O Observatório compartilha abaixo uma série de...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=