Francesa pega 9 meses de prisão por racismo contra ministra

Uma ex-candidata às eleições municipais de março pelo partido de extrema-direita francês Frente Nacional foi condenada nesta terça-feira a nove meses de prisão e ficará inelegível por cinco anos por ter feito comentários de cunho racista sobre a ministra da Justiça francesa, Christiane Taubira. O tribunal de Caiena, capital da Guiana Francesa, foi o encarregado do processo contra Anne-Sophie Leclère, candidata à prefeitura de Rethel (norte), aberto por um movimento social da região.

A corte foi além das requisições do Ministério Público ao pronunciar a sentença, agregada de uma multa de 50 mil euros (cerca de R$ 160 mil). O tribunal também prevê uma multa de 30 mil euros à Frente Nacional.

Um reportagem exibida em 17 de outubro de 2013 pelo canal France 2 questionou a então candidata, filiada à legenda desde 2012, sobre uma montagem compartilhada em sua página pessoal no Facebook. A montagem trazia a imagem de um filhote de macaco ao lado da foto da ministra, com os dizeres “aos 18 meses” e “agora”. Perguntada sobre o teor preconceituoso da publicação, Leclère, uma comerciante de 33 anos, disse que a imagem não tinha “nada a ver com racismo”.

“Essa foto era para ser engraçada. A imagem foi postada na minha página no Facebook e eu inclusive a apaguei alguns dias depois. Ela não é de minha autoria”, justificou.

Leclère foi afastada da Frente Nacional no dia 3 de dezembro. No ano passado, a ministra da Justiça francesa foi alvo de diversos ataques racistas.

Nascida na Guiana, Christiane Taubira, ícone da esquerda no país, provoca a ira da ala conservadora por defender causas polêmicas, como a institucionalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

McDonald’s fecha restaurante que vetou a entrada de negros

Um restaurante da McDonald’s Corporation na China foi fechado...

Eliane Brum: quanto mal Temer ainda poderá fazer?

"E assim chegamos ao que chamamos de presente. Um...

para lembrar

Especialista de universidade catalã aborda produção discursiva do racismo

  Racismo e discurso político é o tema da conferência...

Comentarista da ESPN vê “componente racista” em críticas a Cristóvão Borges

Talvez não exista outro técnico brasileiro no momento que...

Healing America: O Compromisso de um Financiador com a Equidade Racial

A Fundação W. K. Kellogg lançou uma iniciativa agressiva...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=