Governo quer antecipar visita de Obama ao Brasil para 1º semestre

Proposta, que será passada a Hillary, visa evitar “contaminação” do processo eleitoral

O governo vai sugerir à secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que o presidente Barack Obama venha ao Brasil ainda neste primeiro semestre, para evitar “contaminação” do processo eleitoral na visita. A eleição é em outubro.

 

Hillary tem encontro com o chanceler Celso Amorim e o presidente Lula na quarta da semana que vem, em Brasília.

 

A americana poderá falar sobre a Venezuela, mas outros temas terão destaque: Irã, Haiti e Honduras, além de relações bilaterais. A visita de Hillary tem o objetivo de discutir datas e afunilar a pauta da vinda de Obama. A agenda dela será detalhada na sexta com o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, William Burns.

 

A questão mais delicada será o Irã. O Brasil investe no diálogo com o regime de Mahmoud Ahmadinejad, e Lula deve viajar a Teerã em 15 de maio.

 

Os EUA estão no lado oposto, articulando para ampliar sanções ao país, que anunciou o enriquecimento de urânio a 20% e não garante que não irá projetar a bomba atômica.

“A agenda do Brasil é para paz, estabilidade, diálogo e solução diplomática, e nossa ação é transparente”, disse o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, que foi embaixador em Washington, conhece Hillary e tem contato com Burns e o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon.

 

Segundo Patriota, a conversa entre Amorim e Hillary deve abordar pontos de vista diferentes quanto “a valor e eficácia” de ampliar as sanções.

 

No caso de Honduras, Brasília e Washington começam a afunilar posições para a reintegração do país à Organização dos Estados Americanos, de onde foi suspenso após o golpe de 2009 contra Manuel Zelaya.

 

Brasília admite o reconhecimento ao presidente eleito, Porfírio “Pepe” Lobo, mas conta com o apoio de Washington para colher de Lobo garantias de governo de coalizão, com livre trânsito de Zelaya.

No caso do Haiti, EUA e Brasil tentarão fazer um programa para “projetos estruturantes”. (ELIANE CANTANHÊDE)

 

Fonte: Folha Online

 

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

PT vê em empresária nome do ‘capital’ para chapa presidencial para 2022 

A empresária Luiza Trajano, de 69 anos, presidente do...

América Latina é a região mais violenta do mundo, diz ONU

Região concentra 27% de todos os homicídios do planeta...

Frei acusado de pedofilia na Bahia é preso na Inglaterra após sete anos foragido

Fonte: Folha Online - Foi preso nesta segunda-feira na...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=