Governo Sarkozy quer que até 2012, 30% de seus alunos sejam bolsistas

PARIS – Universidades de elite estão sendo criticadas na França por sua resistência em facilitar o acesso de estudantes vindos de famílias de baixa renda a seus cursos. As chamadas grandes écoles, instituições superiores especializadas e de pequeno porte, alegam temer que caia o nível do ensino caso atendam a um objetivo do governo Sarkozy de que, até 2012, 30% de seus alunos sejam bolsistas. O governo diz que não vai impor cotas, mas o ministro da Educação, Luc Chatel, protestou contra a argumentação das instituições de ensino.

– É profundamente chocante que alguém imagine que convocar estudantes de classes desprivilegiadas pudesse reduzir o nível das escolas – afirmou o ministro Chatel.

O governo, como parte das iniciativas do presidente Nicolas Sarkozy a fim de dar melhores condições educacionais a jovens das periferias, pretende que as universidades aumentem sua quantidade de bolsistas para 30% do total de estudantes. Mas as grandes écoles temem que a medida se torne um sistema compulsório de cotas, e afirmam que não pretendem reduzir os rigorosos padrões seletivos.

“O nível da seleção para ingresso deve ser o mesmo para todos”, disse um comunicado da Conference des Grandes Écoles, que representa cerca de 200 dessas instituições.

As grandes écoles formam um sistema educacional paralelo ao das grandes universidades, e são frequentemente acusadas de darem oportunidade apenas a estudantes de classes mais altas: não por terem mensalidades caras – a maioria é administrada pelo Estado e tem preços acessíveis – mas pelo exigente processo de seleção, que favorece jovens educados em escolas da elite.

A ministra de Ensino Superior, Valerie Pecresse, afirmou ontem que a meta de 30% é “um objetivo, não uma cota” a ser imposta, segundo o jornal “Le Monde”.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Líder das Assembleias de Deus desmente boatos sobre Dilma

Em carta aberta ao público, postada em seu...

Valério entrega líderes tucanos para escapar de processo no STF

Os mesmos petardos jurídicos disparados do Supremo Tribunal Federal...

Entrevista com D. Pedro I

Por Ana Helena Tavares Para este 7 de Setembro, a...

Sobre terremoto, simulacro e simulação

acabo de ver um jornalismo preguiçoso e irresponsável falar...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=