Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress –

Praia, Cabo Verde (PANA) – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, exortou sexta-feira na ilha cabo-verdiana do Sal os países africanos a seguir o exemplo de Cabo Verde em termos de boa governação, crescimento económico, respeito pelos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida da sua população, soube a PANA de fonte oficial.

Falando durante uma conferência de imprensa, que marcou o encerramento do seu périplo por sete países africanos iniciado a 5 de Agosto no Quénia, a chefe da diplomacia norte-americana apresentou Cabo Verde como exemplo a seguir por África, facto que a levou a escolher o arquipélago como último ponto da sua primeira visita de trabalho a África.

“Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde”, disse Hillary Clinton, frisando que o seu périplo de nove dias por sete países da África Subsariana terminou justamente em Cabo Verde para “mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação”.

A secretária de Estado norte-americana, que estava acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou que, antes de viajar para África enumerou os aspectos positivos e negativos de cada país e concluiu que o arquipélago “é um dos pouco que tem mais pontos positivos do que negativos”.

“Muitos lugares têm alguns pontos positivos, mas nenhum colocou todos os aspectos juntos como Cabo Verde, nomeadamente a boa governação, a transparência, a democracia e a luta contra a pobreza”, sustentou, sublinhando que os Estados Unidos estão orgulhosos de ser amigos e parceiros do arquipélago.

Hillary Clinton disse que a administração de Barack Obama acredita que “com a liderança certa, um Governo comprometido com a democracia, com o respeito pelas leis e com transparência nas contas públicas pode-se elevar o nível de vida do povo, gerar não só crescimento económico mas também dignidade humana e possibilidade de qualidade de vida da população”.

“Se não quiserem ouvir o Presidente Obama e eu a dizer-vos podem fazer isso, então olhem para exemplos como Cabo Verde e o que está a ser feito”, enfatizou.

Por outro lado, a secretária de Estado norte-americana prometeu mais apoio dos Estados Unidos no combate ao tráfico de droga, de armas e de pessoas, um dos problemas mais bicudos enfrentados pelas autoridades cabo-verdianas nos dias de hoje.

“Face à posição geoestratégica de Cabo Verde no corredor do Oceano Atlântico, os Estados Unidos vão aumentar o apoio na luta contra os vários tipos de tráficos: droga, armas e pessoas”, disse.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos trabalham com Cabo Verde na formação da Polícia e na assistência do Bureau Federal de Investigações (FBI) em aspectos específicos, sublinhando a prontidão do seu país para expandir a sua ajuda à segurança marítima.
Matéria original: Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Trabalho aprova cota para qualificar mulher afrodescendente

Fonte: Tribuna do Brasil- A Comissão de Trabalho, de...

Ok, cadê o resto?, diz chefe de diversidade de Biden ao ver muitos brancos no Brasil

É difícil para os EUA saírem por aí dando...

Tracking Vox/Band/iG: Denúncias não afetaram intenção de voto

Após duas semanas de medição, especialistas avaliam que levantamento...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=