A História Do Direito De Amar (criminalização de gays e lésbicas de 1799 até hoje)

As Nações Unidas criaram um mapa interactivo que mostra a evolução (ou regressão nalguns casos) das leis dos vários países do mundo que criminalizam as pessoas homo e bissexuais pela sua orientação sexual. Dizem os escritórios das Nações Unidas para os Direitos Humanos:

Por pedro jose do Escrever Gay

Este mapa interativo mostra como países diferentes criminalizaram, descriminalizaram (e, em certos casos, recriminalizaram) o fato de ser gay ou lésbica na história moderna. Começando em 1799, o mapa conta uma história pungente sobre como a colonização espalhou legislação homofóbica por muitas partes do mundo.

Infelizmente, há lacunas de informação quando se trata do estatuto de leis em alguns países durante períodos particulares da história. Essas lacunas são reflectidas no nosso mapa (áreas cinzentas indicam dados em falta ou contestados).

Comecemos uma análise:

criminalizaccca7acc83o-de-gays-e-lecc81sbicas-de-1799-atecc81-hoje-1790O início do mapa (1799)

No final do século XVIII, fica óbvia a influência da colonização britânica nos países/colónias onde foram implementadas leis que criminalizavam a homossexualidade. De notar igualmente que vários países africanos não incriminavam estas pessoas.

criminalizaccca7acc83o-de-gays-e-lecc81sbicas-de-1799-atecc81-hoje-19001900

Cem anos passados e o mapa mostra como a América Latina entrou desde cedo na linha da frente dos direitos das pessoas LGB. Por outro lado, vários países africanos, a Rússia e a Índia passaram explicitamente a criminalizar estas pessoas.

E aquele rectângulo vermelho é, claro está, o que a nós chama mais a atenção:Portugal criminalizou a homossexualidade no final do século XIX (e assim se manteve durante largas – demasiadas – décadas).

criminalizaccca7acc83o-de-gays-e-lecc81sbicas-de-1799-atecc81-hoje-19811981

No início da década de 1980 as leis começaram a evoluir e em alguns sítios a homossexualidade deixou de ser crime como em vários Estados norte-americanos e em boa parte da Europa. Já no médio oriente existiu um retrocesso das leis. E Portugal? Portugal e a Irlanda do Norte, eram estes os únicos dois países da Europa Ocidental que ainda criminalizavam as pessoas LGB. Sim, quando nasci Portugal criminalizava a minha natureza.

criminalizaccca7acc83o-de-gays-e-lecc81sbicas-de-1799-atecc81-hoje-20012001

No início do segundo milénio era este o mapa que podem ver acima. E, sim, quando o filme Moulin Rouge! estreou ainda era crime a homossexualidade em vários Estados norte-americanos.

criminalizaccca7acc83o-de-gays-e-lecc81sbicas-de-1799-atecc81-hoje-2001

2015

Por fim, o mapa actual, em que quase todo o continente americano, toda a Europa e Oceania descriminalizaram a homossexualidade. Em África foram dados passos no sentido contrário (mas de notar que Moçambique deu um passo crucial no passado ano). O médio oriente permanece sendo um dos locais com as leis mais homofóbicas do planeta e a Índia – que tinha descriminalizado a homossexualidade em 2009 – voltou atrás dois anos depois.

Um ponto importante de se reter é que, embora a protecção do Estado às pessoas LGBT seja fulcral para o avanço da sociedade, ele não vale só por si. A própria sociedade precisa ser educada e deixar para trás os seus preconceitos e discriminações. Exemplo disso é a Rússia que, apesar de surgir aqui a azul, não deixa de ter casos de violência extrema – e não punidos – contra as pessoas LGBT.

As leis têm muitas vezes o papel de dar o exemplo e mostrar à sociedade que muitos dos seus preconceitos são infundados. Esta luta é, portanto, a dois: dos Governos que deverão proteger todos os seus cidadãos e das próprias sociedades que se devem educar e entender que estamos cá todos para o mesmo. Tornar este sítio num real planeta azul.

 

 

+ sobre o tema

Expectativa x realidade: por que não devemos romantizar a maternidade?

Moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), Juliana...

Julho das Pretas: programação especial contra o preconceito

Durante o mês de julho acontece em Curitiba uma...

Tatuapé lidera casos de violência contra a mulher no Metrô de SP e na CPTM

Estações cheias, câmeras e seguranças não são suficientes para...

Parabéns à Diva Elza Soares – 23 de junho

Elza Soares nasceu em 23 de Junho de 1937...

para lembrar

Terry Crews revela que sofreu assédio sexual de produtor de Hollywood

Ator aproveitou a denúncia contra Harvey Weinstein e contou...

Por que as mulheres negras são minoria no mercado matrimonial

O presente estudo aborda a desvantagem das mulheres negras...

Grada Kilomba: o racismo e o depósito de algo que a sociedade branca não quer ser

Escritora, teórica, artista, Grada Kilomba tem trabalho debruçado no...
spot_imgspot_img

Naomi Campbell e as modelos negras que mudaram a indústria da moda

"Você quer ser modelo?", perguntou a caçadora de talentos Beth Boldt, ao se aproximar de um grupo de estudantes na região de Covent Garden, em...

Casos de feminicídio e estupro aumentam no Rio de Janeiro em 2024

Ser mulher no estado do Rio de Janeiro não é algo fácil. Um estudo que acaba de ser divulgado pelo Centro de Estudos de...

‘Só é sapatão porque não conheceu homem’: Justiça condena imobiliária em MG por ofensas de chefe à corretora de imóveis

A Justiça do Trabalho mineira condenou uma imobiliária da região de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, a indenizar em R$ 7 mil, por...
-+=