I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras

Enviado por / FonteMuseu da Pessoa

O Museu da Pessoa, entidade cultural sem fins lucrativos, abre seu acervo de histórias de vida para produtores e coletivos audiovisuais pretos, pardos e negros.

O presente edital regulamenta o concurso para a seleção de vídeos para I Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – (Entre)vivências negras.

SOBRE A MOSTRA
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, com 29 anos de atuação, cuja missão é transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Seu acervo conta com mais de 18.000 histórias de vida e cerca de 16.000 horas de entrevistas em formato audiovisual realizadas através de uma metodologia que tem como foco as experiências vividas por cada pessoa.

A Mostra busca visibilizar as histórias de pessoas negras presentes no acervo do Museu da Pessoa a partir de suas múltiplas narrativas sobre o cotidiano e demais aspectos inerentes à condição humana: sonhos, planos, expectativas, realizações, conquistas e frustrações.

Em um momento de acirramento da questão racial no Brasil e no mundo, onde a existência negra aparece profundamente marcada no imaginário social sob o signo da violência, o Museu da Pessoa propõe a construção desse espaço criativo.

Desejamos que os participantes se apropriem da existência cotidiana de pessoas negras de forma que contribua com a humanização, identificação e afeto em relação às vivências dessas pessoas.

Esta proposta também toma como referência o conceito de Escrevivência, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, para reafirmar a experiência de vida como objeto de conhecimento, reflexão e pertencimento no mundo.

 

Leia o Edital 

Inscreva-se

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=