Ibope nas eleições: SP e RS perto de segundo turno; BA, RJ e MG longe disso

A poucos dias das eleições, a mais recente pesquisa Ibope dá o panorama da situação nos principais estados do país. Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) segue na frente e venceria em primeiro turno, com 48% das intenções de voto. O segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), no entanto, subiu para 26%. Celso Russomano (PP) tem 8% do eleitorado. A chance de segundo turno, antes remota, começa a ser cogitada na eleição paulista.

Já o Rio de Janeiro aonta para decisão em primeiro turno com mais folga. O governador Sérgio Cabral (PMDB) tem 59% das intenções de voto na tentativa de reeleição. Fernando Gabeira, do PV, é o segundo colocado, com apenas 16% do eleitorado.

A pesquisa na Bahia também mostra um cenário de reeleição com tranquilidade. Jaques Wagner (PT) aparece com 52% das intenções de voto. Os principais adversários estão empatados com 15%: Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM).

Em Minas Gerais, segundo a pesquisa, Antonio Anastasia (PSDB) ampliou a vantagem sobre o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). O tucano tem 46% das intenções de voto contra 33% do principal adversário. Em números válidos, Anastasia venceria a disputa no primeiro turno.

A chance de segundo turno no Rio Grande do Sul aumentou. Tarso Genro (PT) segue à frente, com 44% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) tem 26% e a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), fica em terceiro lugar, com 17%.

A margem de erro da pesquisa em SP, RJ e MG é de dois pontos para cima ou para baixo. A margem é de três pontos para cima ou para baixo nas pesquisas de RS e BA.

 

Fonte: Carta Capital

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Ex-ministra da França lança candidatura para unir esquerda contra Macron

A ex-ministra da Justiça francesa Christiane Taubira se lançou...

A FAVOR:Nobel é reconhecimento a multilateralismo

Folha de São Paulo - por: Sérgio Dávila - MAIS do...

Mudar o mundo – Por Fernanda Pompeu

O pior adoecimento é o conformismo, pois amortece...

O que o assalto de Gisele Bünchen nas Olimpíadas revela sobre o Brasil

Carnaval, futebol, floresta e… um assalto a Gisele Bündchen!...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=