Indenização a familiares de Amarildo retorna à pauta do STJ para julgamento

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Recurso vai ser analisado por magistrados na próxima terça-feira (15) após sentença proferida pelo TJ-RJ em 2018

Depois de ter sido retirado de pauta no último dia 14 de dezembro, o julgamento do processo de indenização movido pelos familiares do pedreiro Amarildo Dias de Souza foi remarcado para a próxima terça-feira (15). O processo vai ser analisado pelos magistrados da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Há mais de oito anos, o pedreiro Amarildo foi sequestrado, torturado e assassinado por Policiais Militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, no Rio de Janeiro. O corpo até hoje não foi encontrado. 

A sessão agendada para a próxima terça-feira (15) acontecerá por videoconferência e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do tribunal. O relator é o Ministro Francisco Falcão.

O que está na pauta?

Os magistrados irão julgar os recursos interpostos pelo Estado do Rio de Janeiro e pelos familiares de Amarildo em cima da sentença proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) em agosto de 2018.

As indenizações fixadas pelo TJ-RJ foram de R$ 500 mil para a viúva e para cada um dos seis filhos de Amarildo, além de R$ 100 mil para a irmã. O estado pretende reduzir as verbas da viúva para 300 salários mínimos e de cada um dos filhos para 220 salários mínimos.

Para a irmã, os procuradores pedem a anulação da condenação e, caso não sejam atendidos, pleiteiam pagar no máximo 25 salários mínimos. 

Os familiares de Amarildo, assistidos pelo escritório de advocacia João Tancredo, reivindicarão a manutenção dos valores já arbitrados pelo TJ-RJ e a inclusão de uma sobrinha, considerada irmã de criação do pedreiro, entre os indenizados.

+ sobre o tema

Racismo: Homem é brutalmente espancado no centro de Embu das Artes

por Karen Santiago Um homem enquanto passeava com sua namorada,...

Equidade Racial é o segundo tema da série O que o ISP pode fazer por…?

Atualmente, mais da metade (50,7%) da população brasileira é...

Investigação judicial por racismo após ofensas à ministra francesa

  PARIS, 13 Nov 2013 (AFP) - A justiça francesa...

O enigma da esfinge baiana que nos devora

O Brasil descobriu, perplexo, a brutal política de segurança pública...

para lembrar

A Mulher da Outra

Mariana em meio ao espanto observa os cenários estampidos,...

Corpo de nazista Erich Priebke continua sem lugar para funeral

  O criminoso de guerra nazista Erich Priebke...

“Se é negro…Tem que me servir?”: Mulheres dão a melhor resposta ao racismo em shopping de SP

Ao vivenciarem mais uma situação de racismo, quatro mulheres...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=