Itajaí celebra consciência negra

Apresentações e discussões fazem parte da programação, que começou nesta terça-feira

 

Por: Dagmara Spautz

Pinceladas no rosto fizeram surgir aos poucos um pedaço da cultura africana entre os alunos da Escola Municipal João Duarte, de Itajaí, terça-feira à tarde. O grupo, caracterizado como antigas tribos da África, foi uma das atrações da Kizomba, evento que abriu as comemorações do mês da Cultura e Consciência Negra na cidade.

A apresentação, que contou com números de dança e poesia, ocorreu na Escola Básica Professora Edy Vieira Wendhausen Rothbarth, no Bairro Salseiros, e reuniu crianças de toda a rede municipal de ensino de Itajaí.

Durante todo o mês, a cidade será palco de festas, atividades artísticas e discussões que remetem à cultura negra e afro-brasileira. As kizombas também seguirão nas escolas municipais até 23 de novembro.

– Trazendo esta discussão para a escola, a desigualdade começa a diminuir. É importante entender que o outro também é bonito, acabar com a discriminação – diz a professora Graça Maria da Cruz Fontes, 44 anos, que ensaiou as crianças do colégio João Duarte.

A escolha da data para celebrar a cultura africana faz referência a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, que representou a luta do negro contra a escravidão no período colonial. Em Itajaí, a história da comunidade negra também remete à época dos escravos.

Coube a um deles – Simeão, escravo de Agostinho Alves Ramos – a construção da igreja da Imaculada Conceição.

– A igreja teve um acréscimo nas laterais e nas torres no Século 19. Mas a parte central ainda é a mesma construída por Simeão – diz o historiador Edison d’Ávila, secretário de Educação de Itajaí.

O escravo ficou tão conhecido, que hoje dá nome ao principal prêmio concedido pela valorização do negro na cidade.

Trabalho no porto

Ainda segundo d’Ávila, coube também aos escravos e descendentes papel fundamental nos primórdios do Porto de Itajaí. Desde a extração de madeira – que substituiu a pesca de baleias na Armação do Itapocorói como principal atividade econômica da região – até a organização da Sociedade Beneficente 15 de Novembro, primeira organização de trabalhadores portuários de Itajaí.

– Por muito tempo a comunidade negra sofreu com a segregação em Itajaí. Mas o fato de haver um movimento organizado, lideranças com formação e consciência de seus direitos, fez com que a cultura se tornasse tão forte na cidade – avalia d’Ávila.

 

 

 

Fonte: O Sol Diário 

+ sobre o tema

Curta Òrun Àiyé volta a Salvador com sessão única

Quem perdeu a pré-estreia do curta Òrun Àiyé: A...

Resultados da pesquisa Xongani: moda e ancestralidade

Uma história que começa quando uma família brasileira se...

Aluno nigeriano resolve equação que estava há 30 anos sem solução no Japão

Um estudante nigeriano alcançou as maiores notas em uma...

Negra e filha de escrava, Nhá Chica é beatificada em Baependi, MG

Ela também era leiga, não pertencia a nenhuma ordem...

para lembrar

Rapper Sharylaine luta para abrir caminho para mulheres no hip hop

Ao longo de 38 anos de carreira, a rapper Sharylaine não...

Poeta Sérgio Vaz lança obra “Flores de Alvenaria” neste sábado, em Itaquera

O Coletivo de esquerda #SomosNósnaLuta, que reúne professoras/es, ativistas sociais,...

Detenções em Cuba de importantes dirigentes negros da oposição democrática e antirracista

  Manuel Cuesta Morua, dirigente Afro-Cubano que lidera o movimento...

Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...
-+=