Itaú Cultural Play realiza a pré-estreia nacional de A Última Floresta, filme do diretor Luiz Bolognesi roteirizado com Davi Kopenawa Yanomami

Um dos principais lançamentos do cinema brasileiro em 2021, o longa-metragem documental pode ser visto gratuitamente on-line na plataforma de streaming de cinema do Itaú Cultural. A exibição do filme, cujo roteiro foi escrito por Bolognesi e o líder indígena e xamã Davi Kopenawa Yanomami, acontece uma semana antes da estreia nos cinemas. No dia seguinte, o cineasta participa de live na página do Youtube da instituição.

A exibição de A Última Floresta alcança todo o país gratuitamente, com a pré-estreia oficial no dia 2 de setembro (quinta-feira), das 19h às 23h, na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro. Dirigido pelo consagrado cineasta Luiz Bolognesi e roteirizado por ele e o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, o longa-metragem acompanha a luta de um grupo Yanomami contra os garimpeiros que ocupam o seu território legalmente demarcado. Ainda, às 18h do dia seguinte à pré-estreia, 3 de setembro, sexta-feira, Bolognesi faz uma live, na página de YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural.

Acessível gratuitamente pelo site itauculturalplay.com.br e pelos Apps dos dispositivos móveis IOS e Android, o filme, produzido pela Gullane e Buriti Filmes, é disponibilizado on-line uma semana antes da estreia nos cinemas, em 9 de setembro. 

Um dos principais lançamentos do cinema nacional em 2021, A Última Floresta foi premiado em importantes festivais da Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Destaque para os prêmios – Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, e Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na capital sul-coreana de Seul. A produção ainda foi agraciada pelo público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim. No Brasil, encerrou a 26º edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, o longa-metragem retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomamibusca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca viu, nem ouviu o seu povo. 

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os ocupantes retirados do território legalmente demarcado. A história de violação de suas terras é longa, mas, somente em 2020, mais de 10 mil garimpeiros ilegais invadiram o local. Em consequência, estão derrubando a floresta, envenenando os rios e espalhando Covid19 e outras doenças entre os indígenas.

A produção do longa-metragem foi realizada pela Gullane e Buriti Filmes, em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA).  Após a exibição exclusiva na plataforma Itaú Cultural Play, o filme estreia nos cinemas no dia 9 de setembro. Na semana seguinte, dia 16, o documentário fica novamente disponível para assistir na plataforma de streaming do Itaú Cultural, das 19h às 23h.

Foto: Divulgação

Sobre a live

Na live a ser realizada com Bolognesi na página de YouTube do Itaú Cultural, além de comentar a repercussão do filme em um momento que os povos originários lutam incansavelmente pelos seus direitos legais, ele fala sobre o trabalho que realizou ao lado de Davi Yanomami, a iniciativa da Itaú Cultural Play de levar o filme gratuitamente para todo o Brasil e a expectativa da estreia nas salas de cinemas.

A Itaú Cultural Play

Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O catálogo, ao qual são adicionados novos títulos quinzenalmente, abrange filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Pré-estreia nacional e exclusiva do filme A Última Floresta

De Luiz Bolognesi

Classificação indicativa: 10 anos

2 de setembro de 2021, das 19h às 23h

Em www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android

Live com Luiz Bolognesi

3 de setembro de 2021, às 18h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: Livre

No Youtube do Itaú Cultural: www.youtube.com/itaucultural

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Ingressos para shows de Beyoncé em SP e RJ começam a ser vendidos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (23 de dezembro de 2009), começam a...

Primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes

  A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Ciência, a...

Denzel Washington vai dirigir e atuar em adaptação da Broadway estrelada por Viola Davis

Roteirista duas vezes indicado ao Oscar, Tony Kushner (Munique, Lincoln)...

Miss Universo em missão no Ceará

Linda, como era de se esperar. Mas também simples,...

para lembrar

As novas caras da moda Brasileira

Jordana Rosa e a nossa capa, a modelo Gabriela...

Greve assombra Copa na África

Perueiros protestam contra obra para melhorar o transporte de...

China planeja 2 mi de chineses nas obras em Angola

Por: AGNALDO BRITO   Com investimento de US$ 9 bi, asiáticos...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...
-+=