IV Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador 2018

Foto: Áquila Oliveira

Estamos em contagem regressiva para a Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, que acontecerá no dia 09 de dezembro de 2018 (domingo), com concentração na Praça do Campo Grande, às 13h, seguindo para a Praça Castro Alves.

enviado por Lorena Lacerda para o Portal Geledés

Este ano, a marcha traz como tema: Feminismos e Masculinidades, por uma agenda de Emancipação Crespa.

A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é um movimento político, referenciando os movimentos negros de outrora que possuíam o cabelo natural como expressão de resistência e luta política e tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas acerca do mesmo.

FALA “…” destacou.

História da Marcha

Fundada e potencializada nas redes sociais, o grupo Marcha do Empoderamento Crespo, surgiu através de um grupo de transição capilar, no Facebook, onde as organizadoras se conheceram e resolveram se unir para a construção. A marcha já conta com quase 13 mil membros participantes e a página do Facebook já obtém mais de 11 mil curtidas. A sua primeira edição aconteceu dia 07 de novembro de 2015, abrindo a agenda do Novembro Negro de Salvador. A comissão de organização do evento reúne pesquisadoras, militantes, acadêmicas, formando um grupo composto por nove mulheres negras.

Pré-Marcha

Para divulgar e fortalecer o movimento, são realizadas pré-marchas em diversas escolas, faculdades, universidades (públicas e particulares) e, preferencialmente, em bairros periféricos da cidade, onde os membros da comissão e convidadas palestram sobre temas que envolvem e potencializam a marcha. Onde ocorrem em paralelo feiras pretas, com empreendedoras (es) negras (os), sarais poéticos, oficinas e dinâmicas culturais.

O nosso movimento segue em marcha nas periferias, nas comunidades, escolas, faculdades e universidades e nas ruas de Salvador.

 

SERVIÇO:

O QUE: IV Marcha do Empoderamento Crespo Salvador;

QUANDO: 09/12/2018 (DOMINGO), concentração às 13h;

ONDE: Concentração na Praça do Campo Grande;

 

Link do Evento no Facebook

+ sobre o tema

Obama em Selma: ‘marcha contra racismo não terminou’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou neste...

Morre aos 93 anos saxofonista Youssef Lateef

O saxofonista e compositor de jazz Youssef Lateef morreu...

Rihanna estreia como estilista em Londres

A estrela do pop Rihanna estreou na noite de...

para lembrar

Encontro Ibero Americano em Salvador-BA

Inscrições para o Afro XXI estão abertas pela internet...

Efeito Helena! Shai Almeida mostra como cuidar da pele negra

Em "Viver a Vida", Helena, interpretada por Taís Araújo,...

Januário Garcia

Januário Garcia se fez imprescindível ao apresentar imagens justas...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=