Jornal A TARDE lidera debate sobre racismo no país, diz Andi

O jornal A TARDE vem liderando nacionalmente em termos quantitativos o debate sobre o racismo – seguido de O Estado de S. Paulo -, aponta pesquisa realizada pela Agência Andi – Comunicação e Direitos, especializada em direitos de crianças e adolescentes em risco social.

Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2010, foram analisados 45 diários impressos, sendo cinco de abrangência nacional: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, O Globo e Valor Econômico, além de jornais de alcance regional.

Segundo a Andi, o jornal A TARDE foi o diário impresso que mais publicou textos sobre a problemática no período analisado (13,1% do total da amostra), seguindo pelo jornal O Estado de S.Paulo (8,4%).

A análise de conteúdo da Andi englobou 1.602 textos, revelando peculiaridades da cobertura jornalística sobre racismo. Dentre outras perspectivas, o estudo ressalta a tendência dos periódicos analisados em dissociar as violências físicas praticadas contra a população negra no País e o debate sobre seu contexto de produção.

De acordo com pesquisa, intitulada Imprensa e Racismo, o jornal A TARDE destoa da tendência de jornais regionais que disponibilizam menos espaços para tratar do tema. Em média, cada impresso regional publicou 27,6 textos sobre o assunto, enquanto a média dos nacionais foi de 99,4. Neste quesito, o jornal A TARDE publicou 210 textos.

Outro destaque foi a região Nordeste, que lidera a cobertura sobre a temática. Cerca de 24,9% dos textos analisados foram de impressos da região, seguido pelo Sudeste, com 17,4%.

A pesquisa pontua os principais assuntos discutidos: ações afirmativas de combate ao racismo, com destaque para cotas de ingresso a universidades (correspondem a 18% do total), e reflexões sobre a desigualdade de raça/etnia, (respondem por 16,4%).
“A preocupação em olhar estrategicamente a temática é uma decisão editorial do jornal A TARDE que consideramos ser de grande importância”, comentou o diretor executivo da Andi, Veet Vivarta.

Imprensa e Racismo: Pesquisa revela tendências do noticiário sobre racismo

Fonte: A Tarde

+ sobre o tema

IBGE publica edital para agente de pesquisas e mapeamento

- Fonte: IBGE - O Instituto Brasileiro de...

Em defesa das ações afirmativas

Por: Miro Nunes   As audiências públicas no...

Dois moradores de rua foram executados na manhã deste sábado em Taguatinga

Dois moradores de rua foram executados a tiros neste...

Brasileiros em Paris protestam contra Marco Feliciano

Cerca de 60 pessoas participaram neste sábado em...

para lembrar

Número de mulheres jornalistas presas cresce 35% no mundo, aponta relatório

O relatório anual produzido pela ONG Repórteres sem Fronteiras...

Em PE, política de saúde da população negra contribui para o combate ao racismo

Poucos municípios pernambucanos implementam a política atualmente; desmonte do...

Se cadeia resolvesse, o Brasil seria exemplar

O País é o segundo que mais prendeu em...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=