Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

Ação ocorre a pedido da polícia de Santa Catarina, que investiga comércio de extrema direita

FONTEFolha de São Paulo, por Bruno Lucca
Polícia Civil prendeu jovem de 19 anos suspeito de armazenar objetos com símbolos nazistas em condomínio na Santa Cecília, no centro de São Paulo - Divulgação/SSP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas de símbolos neonazistas no bairro de Santa Cecília, na região central da capital. Um jovem de 19 anos, suspeito de ser o dono dos objetos, também foi detido.

Foram encontrados itens como bandeiras, braçadeiras, coldres para arma de fogo e balaclavas no apartamento do suspeito.

O pai do suspeito autorizou a entrada dos policiais na residência. No local os investigadores recolheram uma série de itens com a suástica e o símbolo SS —referência ao grupo paramilitar nazista Schutzstaffel—, além de réplicas de granada, roupas camufladas, colete balístico, canivetes e alicate.

O computador e o celular do suspeito foram apreendidos e passam por perícia. Também foram recolhidos três cigarros eletrônicos com maconha e um pacote com haxixe.

Segundo os investigadores da Decradi (Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais, Contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância), o mandado de busca e apreensão foi pedido pela Polícia Civil de Santa Catarina, que investiga uma loja virtual que comercializa produtos com referências neonazistas e localizou um dos vendedores em São Paulo.

O suspeito foi conduzido à Decradi, onde o caso foi registrado.

-+=
Sair da versão mobile