Jovens do Estado do Rio de Janeiro se preparam para Rio+20

As mobilizações para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) já começaram. No Rio de Janeiro, estado que sediará o evento mundial, ativistas realizarão, de 12 a 15 de abril, o 1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude. O encontro está marcado para ocorrer na cidade de Armação de Búzios com a participação de jovens de várias regiões do estado.

Caio Lisboa, integrante do Coletivo Búzios Jovem e um dos organizadores do evento, explica que a intenção é reunir as juventudes do Rio de Janeiro para discutir sobre a Rio+20 e os temas que estão na pauta da Conferência internacional, como erradicação da pobreza, economia verde e governança global. “O jovem tem que estar envolvido para fortalecer o debate, inserir a juventude no debate”, comenta.

A expectativa, de acordo com ele, é que o Encontro consiga reunir cerca de 150 jovens de todo o estado. Durante quatro dias, participarão de formações, mobilizações e articulações para a Rio+20. “É um evento preparatório. Vamos traçar metas, objetivos, planejar, refletir [sobre a Conferência das Nações Unidas] para mobilizar em ações”, afirma.

Caio reforça a importância da atuação da juventude neste momento. De acordo com ele, a Rio+20 acontece quando ainda “há pouco o que celebrar”. Caio lembra que, 20 após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO92), muitas metas estabelecidas naquele momento ainda não forma cumpridas. “A discussão entrou em pauta, mas ainda há muito a se fazer. Precisamos debater os ‘buracos’ não cumpridos”, observa.

Para isso, a participação da juventude, na visão do integrante do Coletivo Búzios Jovem, é fundamental, já que os efeitos das ações de hoje serão sentidos no futuro. “A importância da juventude [nesse espaço de discussão] é primordial. O ‘futuro é nosso’, as ações podem nos prejudicar diretamente no futuro”, comenta.

O1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril no Centro Municipal de Educação Integrada (Cemei), em Búzios (como também é chamada a cidade), no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias, as/os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, além de discutir sobre o papel da juventude na Rio+20 e na Cúpula dos Povos e traçar ações para os eventos. À noite, o momento de integração será na Praça Santos Dumont.

Rio+20

Duas décadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO92), presidentes e chefes de Estado e Governo de diversos países retornam ao Rio de Janeiro para debater sobre os planos na área do desenvolvimento sustentável na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O evento ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital do Estado e se centrará em dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mercado de Trabalho – 13 de Maio: data para refletir

O que as empresas que atuam no Brasil podem...

Mulher é resgatada de trabalho análogo à escravidão após 47 anos no RS

Uma força-tarefa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT),...

Plataforma das mulheres para a I Conferência de Comunicação

    Há tempos as entidades do movimento...

Senado institui cotas de 20% para negros nos próximos concursos

No dia em que o Brasil comemora 126 anos...

para lembrar

Evento dedicado a mulheres negras chega a SP, BH e Recife

A ideia é empoderar através do conhecimento sobre diversos...

6 policiais são presos por colocar fogo em morador de rua em São Paulo

Seis policiais militares (PMs) do 36º BPM (Taboão da...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=