Judeus pela Democracia denunciam massacre em Gaza, pedem cessar-fogo e alertam para antissemitismo

Manifesto foi elaborado em uma reunião com integrantes do coletivo como Raquel Rolnik, Lia Vainer Schucman e Fabio Tofic Simantob

O coletivo Judias e Judeus pela Democracia São Paulo elaborou um manifesto em que denuncia “o massacre em curso” na Faixa de Gaza, “os ataques hediondos” do Hamas e pedem um cessar-fogo da guerra entre Israel e o grupo terrorista.

A entidade pede ainda a liberação dos reféns do Hamas, sequestrados durante o ataque no último dia 7, e alerta para o crescimento dos ataques e discursos contra os judeus desde o início do conflito no Oriente Médio.

“Somos judias e judeus brasileiros. Nos juntamos às vozes que se levantam contra o massacre em curso em Gaza, a favor do cessar-fogo, pela libertação imediata e incondicional dos reféns, e denunciam os ataques hediondos do Hamas”, diz o coletivo na nota.

Eles seguem: “Estamos também profundamente afetados com a crescente onda de antissemitismo, que aproveita do trágico momento para ativar antigos estereótipos racistas, aumentando a violência e enfraquecendo as vozes que lutam pela paz”.

O coletivo também se posiciona a favor da criação de dois Estados. “Defendemos veementemente o direito de palestinos e israelenses a terem um território onde possam viver em paz, de forma soberana e sob regimes verdadeiramente democráticos. Nos posicionamos pelo fim das ocupações e dos assentamentos. Repudiamos fundamentalismos, teocracias, regimes autoritários e de terror”, finaliza o texto.

O manifesto foi elaborado coletivamente em uma reunião com mais de 40 integrantes do grupo, entre eles Raquel Rolnik, Lia Vainer Schucman, Fabio Tofic Simantob, Edith Derdyk, Breno Benedykt e Fe Maidel.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS MANOELLA SMITH

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

O ódio à Marisa Letícia: É o Brasil antropofágico que pede passagem

Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, sofreu um acidente...

Ocidente se posiciona para futuro milagre cubano

Enquanto o 'vai pra Cuba' se transformou num mote...

A lente do comum

Ciclo aborda o tema do comum a partir de...

Fátima Oliveira: Senador maranhense, Gracimar e a maca fria do corredor do hospital

Ao fazer uma limpa em meus guardados, de vez...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=