Juneteenth: população negra dos EUA celebra o ‘Dia da Libertação’ em junho desde 1866

Enviado por / FontePor Vitor Paiva, do Hypeness

O “Juneteenth” é uma festa em celebração à libertação da população negra escravizada nos EUA, comemorada no dia 19 de junho desde 1866. Fotos revelam que, há 100 anos, o “Dia da Emancipação” era celebrado principalmente no estado do Texas, último da confederação a encerrar a escravidão no país, com tais populações orgulhosamente desfilando pelas ruas da cidade em carruagens enfeitadas com flores e vestindo suas melhores roupas.

Apesar de hoje a data ser celebrada em todo o país, sua origem remete ao dia 19 de junho de 1865, quando o general Gordon Granger assinou a “Ordem Nº3”, encerrando a escravidão no estado do Texas. A mudança na legislação texana se deu dois anos após a assinatura, pelo presidente Abraham Lincoln, da Proclamação da Emancipação, libertando todos os escravos dos estados que formavam a Confederação, em 1 de janeiro de 1863. A abolição em todo o país seria determinada em 6 de dezembro de 1865, com a ratificação da 13ª emenda.

Grupo preparado para a festa na cidade de Austin, no Texas, em 1900 (Foto: Wikimedia Commons)
As celebrações do Juneteenth na cidade de Richmond, na Virginia, em 1905 (Foto: Wikimedia Commons)

As festas do “Juneteenth” começaram em 1866, mas tornaram-se especialmente populares no início do século XX, quando se espalharam por todo o sul do país. Durante a Grande Migração, quando milhões de pessoas negras saíram dos estados do Sul para fugir da pobreza na direção do centro-oeste, oeste e nordeste dos EUA, o 19 de junho foi se tornando popular por todo o país, apelidado também de “Black Independence Day”, ou “Dia da Independência dos Negros”.

Nos anos 1950 e 1960, durante o movimento pelos direitos civis no país, a data tornou-se também motivo para manifestações e passeatas pelos direitos das populações negras. Apesar do 19 de junho ser há décadas reconhecido como feriado na maioria dos estados, somente em 2021 o congresso tornou o “Juneteenth” em feriado federal, através de lei assinada pelo presidente Joe Biden, celebrando a liberdade e a cultura negra do país – que já desfilava com força e altivez pelas ruas do Texas há um século.

Presidente dos EUA, Joe Biden, conversa com parlamentares negros e com Opal Lee, ativista conhecida como ‘avó do Juneteenth’, ao assinar lei que transforma 19 de junho em feriado (Foto: Evan Vucci/AP Photo)

+ sobre o tema

Filme sobre racismo é aplaudido em Toronto

Difícil haver, na atual safra, um filme que siga...

Cris Vianna assume o lugar de Paola Oliveira na Grande Rio

Acabou o reinado de Paola Oliveira à frente da...

Por vídeos Snoop Dogg convida Neymar e Anderson Silva para show SWU

O rapper Snoop Dogg é fã do Brasil e,...

Internado desde março, Luiz Melodia recebe alta

Luiz Melodia voltou para casa nesta sexta-feira (23), depois...

para lembrar

Cultura, semente, semeador

Estudo britânico diz que hip-hop teve mais influência do...

Me gritaron negra! A poeta Victoria Santa Cruz

A poeta Victoria Santa Cruz é uma expoente da...

Projeto Identidade levanta a questão da representatividade do negro na cultura pop

Você já ouviu falar aqui na Zupi sobre o Projeto...

Joel Zito de Araújo

Joelzito Almeida de Araújo (Nanuque, Minas Gerais, 1954). Diretor,...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...
-+=