Laurent Blanc acusado de declarações racistas na selecção francesa

 

O actual seleccionador francês poderá abandonar o cargo devido à polémica em torno de alegadas declarações racistas proferidas durante uma conversa com responsáveis da Federação Francesa de Futebol (FFF).

A informação foi avançada quinta-feira pela imprensa gaulesa, que se baseou em gravações de conversas mantidas durante uma reunião entre Laurent Blanc e vários responsáveis da FFF.

No cerne das conversas terão estado alegadamente críticas do seleccionador ao excesso de jogadores negros de dupla nacionalidade nos centros de formação do futebol francês, ao lançar a sua preferência sobre jogadores mais técnicos em detrimento daqueles com mais poderio físico.

«Actualmente os [jogadores] grandes e potentes são todos negros», terá dito Blanc, conta o diário As, acrescentando: «É assim, Deus sabe nos centros de formação, nas escolas de futebol, há muitos negros. Creio que é necessário procurar outros critérios adequados à nossa própria cultura».

O conteúdo das conversas terá sido gravado por Mohammed Belkacemi, membro da FFF, e coloca igualmente em causa François Blanquart, director técnico do organismo que gere o futebol francês, que já foi suspenso provisoriamente do seu cargo.

Tanto Laurent Blanc como François Blanquart vão comparecer perante uma Comissão de Investigação instaurada pela FFF, sendo ainda incerto se o ex-internacional francês se vai manter como treinar da selecção francesa.

Lilian Thuram, antigo companheiro de selecção de Laurent Blanc, alimentou ainda mais a polémico ao ter vindo a público exigir a sua demissão do cargo.

 

Fonte: Sol

+ sobre o tema

O racismo mata: aqui, nos EUA, na África e em todo lugar

#wecan'tbreath - (não podemos respirar) Em uma mesma semana, vimos...

Polícia monta operação de combate a ataque neonazista na Parada Gay

Por: Kleber Tomaz   Cerca de 3 mil agentes...

Jim Crow à brasileira: algumas impressões sobre “13ª emenda”

Já ouvi muita gente falar das diferenças entre o...

Epidemia de execuções: PM catarinense mata 85% a mais no isolamento social

Guilherme da Silva dos Santos, 21 anos, Matheus Cauling...

para lembrar

Michael Jordan condena mortes de negros por policiais

O ídolo do basquete Michael Jordan falou sobre violência...

Segue perseguição às religiões de matriz africana em MG: alguém se importa?

Makota Celinha – coordenadora do Centro nacional de Africanidade...

São Caetano põe panos quentes em susposto caso de racismo

Samuel Xavier e Fábio Costa discutiram, mas se entenderam...

Chove mais no Jacarezinho

Não, as chuvas torrenciais no Rio de Janeiro não são racistas;...
spot_imgspot_img

Homem branco privilegiado (não) é o centro do universo?

Nosso sistema educacional foi estruturado de maneira a favorecer as contribuições dos europeus e seus descendentes. A influência dos colonizadores é evidente nos currículos escolares, onde suas...

A implementação das cotas raciais e o procedimento de heteroidentificação

As ações afirmativas começaram a surgir na Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) por meio do edital específico “Cultura LGBT”, no ano de...

Caça aos livros

Está aberta a temporada de caça aos livros no Brasil! Mas atenção. A perseguição restringe-se à indicação pedagógica de certas obras capazes de promover o debate e a...
-+=