Leci Brandão cria frente parlamentar de defesa da Petrobras

A deputada estadual conseguiu a adesão de 35 deputados, de treze partidos diferentes, para criar a Frente que fará oposição ao discurso da mídia e de figuras políticas que insistem na ideia de privatizar a maior estatal do país; “Uma coisa é tentar condenar quem pega dinheiro dinheiro da empresa, outra é condenar os trabalhadores dessa empresa”

Por Ivan Longo Por Portal Fórum 

Proposta pela bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de Defesa da Petrobras será lançada nesta quarta-feira (3) e contará, ao todo, com a participação de 35 deputados estaduais de treze partidos diferentes, incluindo os de oposição.

A ideia, com a Frente, é acompanhar e propor políticas e ações que tenham por objetivo o fortalecimento da Petrobras como empresa nacional, para que seus recursos contribuam com o desenvolvimento econômico e social do país.

“A ideia surgiu diante de todo esse processo contra a Petrobras. A mídia tem falado de forma exaustiva, e a gente sabe que tem muitos agentes políticos que já vieram a público para dizer que a Petrobras tem que acabar, tem que ser privatizada etc. A gente sabe que isso é uma questão muito mais partidária do que de preocupação com qualquer direito”, explicou a deputada.

De acordo com Leci, mais do que defender a empresa, o intuito da frente parlamentar é o de defender os trabalhadores, que ficam cada vez mais sujeitos a demissões e à precarização, à medida em que avança a campanha de difamação contra a companhia.

“Uma coisa é tentar condenar quem pega dinheiro da empresa, outra é condenar os trabalhadores dessa empresa”, disse.

“Eu sou uma pessoa, pela minha história de vida, que sempre defendeu os mais desfavorecidos. É uma frente bem mais em defesa dos trabalhadores da Petrobras. Milhões de pessoas ficariam desempregadas [com uma possível mudança no modelo de partilha], e essas pessoas não tem nada a ver com o desvio financeiro que houve”, explicou Leci, lembrando ainda que a manutenção da Petrobras como uma empresa nacional garante, por lei, recursos para a educação e a saúde.

Segundo a parlamentar, a Frente acompanhará a destinação dos royalties do petróleo e o Fundo Social do Pré-Sal para Educação e Cultura, Saúde e Esporte e fará, entre outras atividades, debates, simpósios, seminários e audiências públicas, além de diálogos com prefeituras de cidades paulistas que possuem pólos da empresa, setores da cadeia produtiva ligados ao setor e sindicatos.

O ato de lançamento da Frente ocorrerá nesta quarta-feira (3), a partir das 10h, no plenário Paulo Kobayashi, na Alesp. Estarão presentes, além dos deputados, o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, e os prefeitos Carlinhos Almeida, de São José dos Campos; Jonas Donizete, de Campinas; e Marcio Rosa, de Cubatão.

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Diversidade cultural africana é foco de evento no Rio

  Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Cultura...

Por que a lei de terceirização é boa — apenas para quem é patrão

A lei da terceirização é boa? A resposta para essa pergunta...

Mãe Stella: Que maus atos não quebrem vasos

Maria Stella de Azevedo Santos Iyalorixá do Ilê Axé Opô...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=