Lei de Acesso à Informação é acionada para conhecer candidatos ao STF

A Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) reivindica transparência no processo que decidirá sobre o preenchimento da vaga do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que se aposenta no próximo domingo.

STF escolherá novo Ministro (Fábio Rodrigues)

O JusDh, que realiza um trabalho em prol da transparência e compromisso com os direitos humanos nas indicações do STF, protocola hoje (14) junto à Presidência da República, Ministério da Justiça e Secretaria Geral da Presidência, um ofício solicitando acesso às informações acerca do processo adotado pela Presidência para o preenchimento da vaga do Ministro.

O STF é a instância máxima do Poder Judiciário brasileiro, onde tem sido decididas questões centrais de direitos humanos para o país. No próximo domingo (18), o atual presidente do STF, Ministro Ayres Britto, completará 70 anos, atingindo sua aposentadoria compulsória. Portanto, será iniciado mais um processo de escolha presidencial para o Tribunal.

Contudo, a Articulação Justiça e Direitos Humanos ressalta que a quatro dias da escolha do presidente, nada se sabe sobre os candidatos, as consultas e as movimentações que estão sendo realizadas no âmbito da Presidência e do Ministério da Justiça.

A entidade reforça que as decisões do STF se dirigem a temas diretamente ligados às políticas públicas e à efetivação, ou violação, dos direitos humanos. Diante disso, considera imprescindível a participação da sociedade no processo de escolha do novo ministro.

O ofício se fundamenta na Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527, que entrou em vigor no Brasil em maio deste ano. Com base neste mecanismo, a JusDh quer saber que nomes estão sendo cogitados, quem está participando da comissão à frente desse processo e quais critérios serão utilizados na decisão.

Fonte: Pulsar

+ sobre o tema

Saúde mental x democratização do ensino: como a diversidade pode brecar casos de suicídio

A conquista de uma cadeira no ensino superior em...

‘Ovário artificial’ pode ajudar mulheres a engravidar após quimioterapia

Técnica foi testada com sucesso em camundongos, mas precisa...

para lembrar

6 multinacionais envolvidas com trabalho escravo e exploração infantil

Infelizmente a escravidão ainda é uma realidade mundial que não se restringe...

Leci Brandão recebe alta após ser internada para tratar problema vascular

A cantora Leci Brandão, 79, recebeu alta nesta sexta-feira (26)...

Mentiras e distorções na guerra publicitária da Cracolândia

Existe crack na Cracolândia, nas ruas da região da...
spot_imgspot_img

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...

Evento do G20 debate intolerância às religiões de matriz africana

Apesar de o livre exercício de cultos religiosos e a liberdade de crença estarem garantidos pela Constituição brasileira, há um aumento relevante de ameaças...
-+=