Livro que reúne receitas e histórias afro-baianas é lançado

O livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros é resultado de 6 anos de trabalho

Do Correio 24 Horas

Resultado de uma oficina de culinária criativa promovida pela Fundação Pierre Verger, o livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros (R$ 49, |140 páginas) tem lançamento nesta quinta-feira (26) em Salvador, na sede do Espaço Cultural Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas, das 16h às 18h.

Organizado por Josmara Fregonese, Marlene Jesus da Costa e Nancy de Souza, a publicação é resultado de seis anos de trabalho das três autoras com jovens. O Espaço Cultural faz parte da fundação que cuida da obra do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger (1902 – 1996) e oferece uma série de oficinas, há mais de uma década. Entre elas, está a de Culinária Criativa, iniciada em 2009.

No projeto, cada receita preparada era acompanhada por uma história sobre sua origem ou um mito de orixá que explicava aquele alimento. Quem contava era Nancy, mais conhecida como Vovó Cici, carioca radicada na Bahia há muitos anos.

Na sua convivência de décadas com o candomblé, ela se encantou com os mitos dos orixás e as tantas histórias que acompanham a cultura afro-brasileira. Nancy também teve uma convivência direta com Pierre Verger, nos últimos anos da vida dele. Marlene ficou responsável pelo preparo dos pratos.

Morando desde pequena na vizinhança da casa de Verger, a baiana trouxe para o projeto os ensinamentos de sua avó sobre a culinária popular e baiana. Também ajudou a criar pratos novos, aproveitando doações de alimentos que o espaço recebia para a merenda dos alunos.

Marlene e os jovens aprendizes prepararam as receitas; e Josmara fotografou todo o processo para o livro, que também traz fotos de Pierre Verger. As autoras falam sobre o projeto durante o lançamento.

+ sobre o tema

April 30, 2013: 25 years of Geledés: the Black Women’s Institute

April 30, 2013: 25 years of Geledés: the Black...

Ensino de História em Portugal perpetua mito do ‘bom colonizador’ e banaliza escravidão, diz pesquisadora

“De igual modo, em virtude dos descobrimentos, movimentaram-se povos...

As 5 mentiras sobre ser voluntário na África

“Você é um herói”, “não teria essa coragem” e...

para lembrar

Exército chinês “canta” Michael Jackson em remix na web; veja

Apesar do controle do governo chinês sobre a internet,...

Listradinho básico de Michelle vira objeto de desejo

Dos modelitos que Michelle Obama desfilou no Brasil, o...

A História africana pode resgatar a autoestima dos afrodescendentes

Em psicologia, autoestima é definida como a característica de...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...
-+=